Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filhote de jararaca nasce sem pai em refúgio no PR

10 fev 2014 - 18h18
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Veterinário acredita que ovo de cobra não foi fecundado por macho
Veterinário acredita que ovo de cobra não foi fecundado por macho
Foto: Divulgação

Uma jararaca se reproduziu aparentemente sem ter ovos fecundados por um macho, afirma o Refúgio Biológico Bela Vista, da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). 

“É um fato raro, mas pelas condições de isolamento, temos a suspeita de partenogênese", diz o médico veterinário Wanderlei de Moraes. A partenogênese ocorre quando o embrião se desenvolve apenas do óvulo, sem fecundação por um macho. "Não é um acontecimento inédito em cativeiro, porém é incomum."

“Estávamos aqui olhando a cobra e de repente vimos o filhote. Pensei: 'como pode ter acontecido isso, se ela está sempre sozinha?'”, disse a guia Letícia Meyer, do Complexo Turístico Itaipu. O filhote foi encontrado no dia 2 de fevereiro.

“O fato de ter nascido somente um filhote do total de 14 ovos aponta que, ou teve falha na fecundação, se ela conseguiu reter espermatozoides por tanto tempo, poucos sobreviveram, ou que realmente ocorreu a partenogênese e por isso só nasceu um filhote, supondo que os que os outros ovos não foram fecundados”, diz Moraes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade