Filhotes de cães nascem com pelagem verde na Espanha
De acordo com especialistas, a descoloração acontece no processo do parto e não representa um risco para a saúde dos animais
Dois filhotes de cães nasceram com a pelagem esverdeada, na cidade de Laguna de Duero, perto de Valladolid, na Espanha, de acordo com o jornal Mirror.
O casal nasceu mais fraco que os irmãos e a fêmea não resistiu e morreu. O macho está vivo e já comeceu a perder seu pigmento, mas continua debilitado.
"Eu pensei que os filhotes estavam sujos e tentei lavá-los, mas a cor não saía", relatou Aida Vallelado Molina, que atua com cruzamentos de cães, com seu pai.
A causa da morte da cadela, assim como o motivo de sua coloração esverdeada estão sendo investigados pelo veterinário local Daniel Valverde. "Não há casos como este registrados na Espanha", disse ele, que está realizando testes bacteriológicos para achar a resposta.
Casos de filhotes verdes já foram registrados antes em outros locais. Em 2012, o site Daily Mail reportou o caso de um filhote de labrador que, por causa da coloração de seu pêlo, recebeu o nome de "The Hulk".
De acordo com seus donos, uma pesquisa sugeriu que a coloração era resultado da exposição a uma substância chamada "biliverdin", que pode ser achada na placenta.
Outro filhote com pêlos verdes foi encontrado em 2008 em Nova Orleans, Estados Unidos.
"As vezes, quando um filhote nasce, o líquido amniótico se mistura com a placenta e tinge o pêlo do cão. Não há razões para se peocupar com a saúde do animal - é apenas uma descoloração que acontece no processo do parto" explicou a especialista Anna Zorrilla da organização americana Global Animal Rescue.