Gato selvagem pega carona em rinoceronte em vídeo raro
Vídeo proporcionou aos pesquisadores a descoberta de uma nova relação de simbiose entre os mamíferos
Uma gineta, animal que tem o aspecto e o tamanho semelhantes ao de um gato facilmente encontrado no continente africano e no sul da Europa foi filmado pegando uma carona em um rinoceronte em uma reserva natural na África do Sul, segundo informações do jornal britânico The Independent.
O animal, uma espécie de gato selvagem de rabo longo e pelagem malhada foi visto sentado sobre búfalos e rinocerontes em fotografias tiradas no ano passado, mas agora a ação foi filmada pela primeira vez.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Conservacionistas consideraram a filmagem a descoberta de uma nova e rara relação de simbiose entre mamíferos. Os especialistas acreditam que o 'gato selvagem' se beneficia de animais maiores para caçar suas presas.
A organizção Wildlife ACT, que foca na proteção de rinocerontes, leões, elefantes, leopardos, chitas, cães selvagens, abutres e tartarugas, ficou impressionada com o comportamento do 'gato' nas fotos e planejou capturar a cena em vídeo. Conservacionistas usaram armadilhas fotográficas não invasivas de monitoração da vida selvagem para registrar o momento.
Os rinocerontes correm risco de extinção na África em grande parte devido à caça furtiva do animal. Seus chifres são usados para fins medicinais na China, em Taiwan, Hong Kong e Cingapura.
As ginetas costumam viver em árvores e caçar insetos, pássaros, sapos, e roedores, mas há registros desses animais caçando presas tão grandes quanto filhotes de antílopes. A gineta capturada na filmagem foi batizada de Genet Jackson e fez tanto sucesso que ganhou até uma conta no Twitter.