Jordânia: filhotes de leão são apresentados pela 1ª vez em zoo
O zoológico da Jordânia, em Yaduda, apresentou nesta quarta-feira quatro filhotes de leão que nasceram há dois meses. Os pequenos são filhos dos leões Zeina e Kasser, originários da África. As informações são da Reuters.
No primeiro dia de contato com o público, os filhotes sofreram com o extremo calor no país. Em Amã, por exemplo, a mídia local afirma que a temperatura chegou a 40°C. Alguns animais, inclusive leões adultos, tiveram que se refrescar com jatos de água lançados pelos tratadores.
Segundo a organização WWF, o leão (Panthera leo) é o segundo maior felino da natureza, atrás apenas do tigre. Já viveu na África, Ásia e Europa, mas existe agora apenas no primeiro continente e no Parque Nacional Sasan-Gir, na Índia.
O WWF afirma que, geralmente, um macho adulto pesa entre 150 e 220 kg. O leão é o único felino que vive em grandes grupos que tem, em média, 15 animais. Tem hábitos noturnos e territoriais, sendo o rugido e a urina os sinais de domínio do macho sobre um território.
A juba, a principal marca do leão, serve para proteger durante lutas. A espécie é descrita como "vulnerável" na Lista Vermelha de espécies ameaçadas.