Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Museu australiano apresenta gigantesco dente de cachalote pré-histórico

20 abr 2016 - 23h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Museu Victoria, no sul da Austrália, apresentou nesta quarta-feira um gigantesco dente de um extinto cachalote pré-histórico, a primeira evidência que estes animais "assassinos" habitaram além do litoral americano.

O dente de 30 centímetros de comprimento pertence a uma espécie extinta que tem vínculos muito próximos com o também desaparecido cachalote pré-histórico Livyatan melvillei, que habitou as águas que rodeiam o que agora é conhecido como Peru.

O fóssil, achado na sulina baía Beaumaris e que é a única amostra de seu tipo descoberta na Austrália, supera em tamanho os dentes que dos cachalotes atuais e inclusive o do Tiranossauro Rex, segundo um comunicado do Museu Victoria.

A peça pertenceu a um cachalote de cerca de 18 metros de comprimento e aproximadamente 40 toneladas de peso que viveu na era do Plioceno (há cerca de 5 milhões de anos) alimentando-se provavelmente de animais grandes, como outras baleias, ao contrário de seus parentes modernos, que caçam lulas e peixes.

O dente revela que as espécies atuais de cachalotes têm uma alimentação diferente do que a de seus antepassados, que "durante os últimos 20 milhões de anos (...) matavam outras baleias", disse Dr Erich Fitzgerald, especialista em Patelontologia Vertebrada do Museu Victoria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade