Polvo fantasma apelidado "Gasparzinho" surge no Pacífico
Cientistas capturam imagens de um polvo "fantasma" no Oceano Pacífico, a mais de 4 mil metros de profundidade. Cientistas dizem que animal, apelidado de "Gasparzinho" por usuários do Twitter, não tem células de pigmento.
Cientistas americanos anunciaram no último sábado (05) que uma embarcação subaquática de pesquisa capturou imagens de um polvo "fantasma" que aparentemente pertence a uma espécie previamente desconhecida, a uma profundidade de mais de 4.290 metros no fundo do Oceano Pacífico perto do Havaí.
De acordo com Michael Vecchione, pesquisador da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, em inglês), o animal é incomum porque não possui células de pigmento chamadas de cromatóforos, típicas na maioria dos cefalópodes, e não parece ser muito muscular. Os cefalópodes pertencem a uma classe biológica que inclui polvos e lulas.
A criatura de cor branca é "quase certamente" de uma espécie nunca antes descrita pelos cientistas, e pode pertencer a um gênero que ainda não foi identificado, afirmou Vecchione no site da NOAA.
A organização publicou ainda um vídeo na internet mostrando um animal pálido, de forma arrendonda, com olhos inexpressivos e tentáculos longos que descansam no fundo do oceano. Sua aparência levou alguns usuários do Twitter a afirmarem que ele se parece com o personagem de desenho animado "Gasparzinho".