vc repórter: urutau se camufla em árvore no interior de SP
Uma urutau, ave comum que pode ser encontrada em diversas matas pelo Brasil, chamou a atenção de moradores no município de Jaborandi (SP). A espécie, ao lado de um filhote, foi fotografada pelo internauta Ivo Ribeiro Barbosa. "Para os que não conhecem é um animal muito interessante", diz.
Popularmente chamada de urutau, que em tupi significa "ave fantasma", a espécie tem hábitos noturnos e uma de suas principais características é a camuflagem. Devido a sua coloração cinzenta e a maneira como pousa, ela se disfarça com facilidade em meio aos galhos secos das árvores.
"O urutau é facilmente encontrado em reservas florestais, mas pode aparecer também em bairros urbanizados de algumas cidades", afirma o biólogo e pesquisador Fabio Schunck. Na região metropolitana de São Paulo, a ave pode ser vista com frequência na área da represa do Guarapiranga.
O animal pode chegar aos 37 cm de altura e 85 cm de envergadura. Ele desenvolve um importante papel ecológico, pois se alimenta exclusivamente de insetos, como besouros, mariposas e cupins, que captura durante o voo com sua enorme boca, diz Schunck. Assim, ajuda a combater algumas pragas.
Uma das curiosidades é que o urutau consegue observar mesmo estando de olhos fechados, pois possui uma adaptação existente em suas pálpebras superiores.
Em algumas regiões do País, a ave assusta muita gente com seu forte canto em tom melancólico que lembra o som de uma pessoa gritando.
No Estado de São Paulo existem outras duas espécies de urutau que estão na lista de aves ameaçadas de extinção na categoria mais alta, que são aqulas consideradas Criticamente Ameaçadas. São elas o urutau mãe-da-lua-gigante (Nyctibius grandis) e o mãe-da-lua-parda (Nyctibius aethereus).
O internauta Ivo Ribeiro Barbosa, de Jaborandi (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.