Zoo usa boneco para cuidar de filhote de condor nos EUA
O Zoológico e Safári de São Diego, no estado americano da Califórnia, resolveu usar um boneco para cuidar de um filhote de condor com apenas duas semanas de vida. O animal, chamado de Wesa, nasceu no dia 24 de fevereiro e é o primeiro da espécie a receber o cuidado dos tratadores do zoológico neste ano.
Para que o pequeno condor não se acostume com os humanos, o que poderia dificultar sua adaptação ao ambiente natural, um boneco em forma de luva é usado pelos tratadores para imitar um espécime adulto. Com isso, o animal não recebe contato direto com os humanos, já que é tratado pela falsa mãe.
"Queremos que ele seja um animal preparado para a vida selvagem, sem depender das pessoas para se alimentar", disse o cuidador Ron Webb.
Desde que o zoológico lançou o programa de recuperação de condor, em 1980, havia apenas 22 representantes da espécie no mundo. Desde então, a unidade chocou 173 ovos e libertou para a natureza 80 aves. Atualmente existem cerca de 400 condores no mundo, metade deles voando livres em locais como Califórnia e Arizona, nos Estados Unidos, e no México.