Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bufo alvarius | Veneno de sapo com efeito psicodélico causa surtos e é proibido

Grupo xamânico levantou polêmica por suposto uso de veneno de sapo em práticas religiosas. A substância do Bufo Alvarius pode trazer efeitos maléficos à saúde

23 mai 2023 - 19h09
(atualizado às 22h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana, o Instituto Xamanismo Sete Raios levantou polêmica por supostamente utilizar veneno de sapo durante rituais. A substância, produzida pela espécie Bufo alvarius (hoje chamada de Incilius alvarius), pode desencadear um efeito psicodélico e é proibida no Brasil, principalmente por conta de seus efeitos adversos.

O nome oficial do composto é 5-MeO-DMT, conhecido popularmente como "bufo". O veneno do sapo, que costuma ser encontrado no México e nos EUA, é fumado em rituais e cerimônias ditas religiosas e espirituais, depois de extraído e seco.

Levando em consideração a proibição no Brasil, o uso de substâncias alucinógenas como a 5-MeO-DMT é considerado pela Segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos como uma prática criminosa. Por conta disso, o grupo xamânico se tornou alvo de inquérito da Polícia Civil de São Paulo.

Algumas pessoas que participaram dos rituais entraram com uma ação de reparação de danos material e moral contra o instituto por charlatanismo e curandeirismo, alegando que não foram informadas sobre a ilegalidade da substância e tampouco foram acompanhadas depois das sessões.

Em resposta ao ocorrido, o instituto alega que alguns membros conduziram estudos e rituais individuais com a substância, mas que esses rituais não tinham vínculo com as atividades da instituição ou com suas práticas religiosas.

Veneno de sapo Bufo alvarius é proibido no Brasil

Foto: Juan_Algar/envato / Canaltech

A substância produzida pelo Bufo alvarius se tornou popular nos últimos anos devido às características psicoativas. Conforme informa o Instituto Butantan, o veneno do animal é liberado quando ele é ameaçado, a partir da pressão nas glândulas de sua pele. Com a coleta ilegal, a espécie corre risco de entrar na lista de animais ameaçados de extinção.

Segundo o diretor do Laboratório de Biologia Estrutural do Butantan, Carlos Jared, o consumo de 40 mg da substância já gera um efeito anestésico e, a partir de 100 mg, pode causar alucinações. O veneno do sapo age principalmente via mucosa oral, mas fumar ou injetar o veneno bruto diretamente na circulação sanguínea é muito mais perigoso.

Efeitos colaterais do veneno de sapo

O veneno de sapo pode provocar alucinações, problemas respiratórios e cardiovasculares, convulsões, ansiedade e paranoia. O especialista conta que boa parte dos compostos presentes no veneno do Incilius alvarius faz parte de nosso metabolismo cerebral, como a adrenalina e a própria bufotenina, e estudos anteriores identificaram níveis elevados de bufotenina na urina de pessoas com esquizofrenia e com Transtorno do Espectro Autista [TEA].

Fonte: G1 (1, 2), Butantan, Experimental Parasitology, Peptides

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade