Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Canto dos rouxinóis é defesa de dia e sedução à noite

31 mar 2009 - 08h37
(atualizado às 08h43)
Compartilhar

Quem vive perto de territórios de rouxinóis sabe muito bem que os machos freqüentemente passam a noite inteira cantando. Apesar disso, os pássaros não são considerados animais estritamente noturnos, já que se alimentam, socializam e cantam principalmente durante o período diurno.

As fêmeas que estão à procura de um companheiro tornam-se extremamente ativas por volta da meia-noite
As fêmeas que estão à procura de um companheiro tornam-se extremamente ativas por volta da meia-noite
Foto: National Geographic

Estávamos realmente curiosos para saber por que alguns rouxinóis estavam cantando no meio da noite", disse Valentin Amrhein, da Universidade de Basel na Suíça, pesquisador sênior de um novo estudo sobre essas aves.

Sua equipe notou que, quando um rouxinol macho se juntava a uma fêmea, ele parava de fazer serenatas noturnas, mas continuava a cantoria ao amanhecer e durante o dia. O rastreamento via rádio de machos que procuram território mostrou depois que eles continuavam no mesmo lugar durante a noite, mas visitavam territórios ocupados ao amanhecer. Isso sugeria que, para machos territoriais, o canto do nascer do sol serve para defender o território de outros machos, mas o canto da noite serve para outra coisa.

Uma experiência final com rouxinóis fêmeas resolveu o mistério. Os pesquisadores descobriram que, enquanto os machos sem par ficam parados e cantam durante a noite toda, as fêmeas que estão à procura de um companheiro tornam-se extremamente ativas por volta da meia-noite.

As fêmeas voavam de macho em macho, escutando os cantores sem parceira durante alguns minutos, e então finalmente escolhendo um deles. Isso deixa pouca dúvida de que as fêmeas estão de fato "caçando" durante a noite o melhor parceiro, disse Amrhein.

"O que talvez seja a descoberta mais excitante é que achamos uma espécie de pássaro na qual as fêmeas procuram parceiros em uma hora do dia diferente da que os machos procuram territórios. Nunca vimos isso antes." As descobertas foram publicadas no periódico Proceedings of the Royal Society B.

Tradução: Amy Traduções

National Geographic
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra