Cientistas alertam para o derretimento das geleiras na Antártida
Muitos acreditavam que o permafrost nunca iria se desfazer, mas pesquisadores estão preocupados com o que estão vendo.
Esta edição do Futurando foi até o Polo Sul para falar sobre o derretimento das geleiras. Antigamente acreditava-se que o gelo da Antártida era eterno, mas cientistas descobriram que a região está passando por mudanças. A equipe do programa conversou com especialistas do Instituto Alfred Wegener para conhecer a dimensão do problema.
O aquecimento global afeta também a China. A cidade de Dunhuang está sendo invadida por dunas. Elas se movem cerca de quatro metros por ano. Pesquisadores buscam soluções para o problema, já que agricultores estão perdendo espaço.
Outro problema na China é a poluição do ar. Em Pequim, fiscais ambientais visitam fábricas e ouvem cidadãos para tentar fazer com que todos cumpram as leis de proteção do meio ambiente. A equipe do Futurando foi saber como funciona esse trabalho.
Na Alemanha, cientistas buscam novas alternativas na luta contra a poluição do ar. Pesquisadores da Universidade de Hohenheim estão instalando plantas nas paredes de casas e prédios. Um truque faz com que as plantas não percebam a gravidade e cresçam na horizontal. Veja nesta edição mais detalhes sobre a pesquisa.
Como você descarta as suas roupas? O Futurando acompanhou uma pesquisa no Instituto Hohenstein que mostra como as roupas de decompõem. A diferença de tempo de decomposição entre roupas de algodão e sintéticas é gritante.
Esta edição fala também sobre medicina. Na África, a tuberculose é um problema grave. Muitas vezes médicos não têm equipamentos modernos e não conseguem detectar a doença, o que faz com que ela se espalhe ainda mais. Para evitar isso, a organização belga Apopo está treinando ratos para detectar a doença. Como eles fazem isso você vê nesta edição do Futurando!
Não perca!
O programa
Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.
O programa é exibido no Brasil pelo Futura aos domingos às 6h30, com reprise às segundas às 21h30 e sextas; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.