Descobertas 18 novas espécies de moluscos marítimos no litoral de Cuba
Uma equipe de pesquisadores hispânico-cubanos descobriu 18 novos espécies de moluscos marítimos gastrópodes no litoral da província de Guantánamo, em Cuba, informou a imprensa local.
Das novas espécies, 16 foram encontradas na Baía de Taco, próximo à cidade de Baracoa e do Parque Nacional Alejandro de Humboldt (Patrimônio Natural da Humanidade); enquanto as outras duas espécies foram localizadas na Reserva Ecológica Maisi Caleta, informou o jornal "Venceremos".
Com esta nova contribuição ao conhecimento da biodiversidade, somam 502 os tipos de moluscos catalogados pela ciência cubana, o que "oferece possibilidades para a conservação da fauna nessas áreas protegidas", segundo a publicação.
A equipe fez quatro pesquisas na região, em setembro de 2013, e depois em março, junho e agosto de 2014, na cidade de Nibujon e nas Baías de Taco e Yamanigüey.
Os moluscos marítimos gastrópodes encontrados se referem a caracóis, lesmas e lebres de mar, caracterizados por possuir uma cabeça de tentáculos sensoriais, um corpo geralmente protegido por uma concha e um pé ventral muito desenvolvido que permite a locomoção por deslizamento.
Atualmente, cerca de 30 mil espécies de gastrópodes que habitam os meios aquáticos são conhecidas, a classe mais numerosa é a de moluscos.