Eclipse lunar: Veja 'Lua de sangue' em transmissão ao vivo da Nasa
Espetáculo, que terá duração de uma hora e 43 minutos, será visível do Brasil e de diferentes partes do mundo.
https://youtu.be/wwMDvPCGeE0
O Brasil vai poder testemunhar nesta sexta-feira a chamada "Lua de sangue", como parte de um eclipse lunar total - o mais longo do século 21.
O espetáculo, cuja fase total terá duração de uma hora e 43 minutos, também será visível da Europa, do Oriente Médio, da África, da Austrália, da maior parte da Ásia e da América do Sul.
A Nasa disponibilizou uma transmissão ao vivo, em vídeo, em seu canal no YouTube - você pode assistir acima. A transmissão começa a partir das 15h15mins (horário de Brasília) e vai até as 19h15mins.
De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total - na parte oeste, será visto somente o fenômeno parcial.
Pelo horário de Brasília, o eclipse terá início às 14h14min, quando a Lua começa a entrar na sombra da Terra. O eclipse total se inicia às 16h30min, antes da Lua nascer no Brasil, e termina às 18h13min.
A partir de então, a projeção da sombra do nosso planeta sobre o satélite começa a diminuir. E a previsão é que o fenômeno seja encerrado às 20h29min.
O eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Isso significa que o nosso planeta se move diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse é resultado da entrada do satélite na sombra criada pela Terra.
Quando se trata de um eclipse total, a Lua ganha um tom avermelhado brilhante. É por isso que o fenômeno é conhecido como "Lua de sangue".