Eclipse parcial do Sol ocorre no fim de semana; veja em quais países será visível
Fenômeno está previsto para este sábado, 29, e poderá ser visto de diversas localidades da Europa, Ásia, Europa e partes da América do Norte e do Sul
Um eclipse parcial do Sol está previsto para ocorrer na manhã deste sábado, 29, de acordo com o Observatório Nacional. O fenômeno ocorre porque a sombra da Lua percorre um caminho sobre a Terra. "Quem está neste caminho vê o eclipse, mas quem não está neste caminho não vê o eclipse", destaca o instituto.
Ao contrário do eclipse total da Lua de 14 de março, o eclipse do Sol não será visto do Brasil. O fenômeno deste sábado será visto nas seguintes localidades:
- Europa
- Norte da Ásia
- Norte/Oeste da África
- Grande parte da América do Norte
- Norte da América do Sul
- Atlântico
- Ártico
Como houve um eclipse total da Lua na madrugada de 14 de março, na Lua cheia passada, haverá agora nesta Lua nova um eclipse do Sol, que está previsto para este sábado entre 5h51 e 9h44, pelo horário de Brasília, segundo o Observatório Nacional.
"Uma outra coisa que é importante ressaltar é que a quantidade de obscurecimento do Sol no eclipse parcial depende da localidade. Por exemplo, neste sábado, em uma parte do leste do Canadá as pessoas irão ver 92% do sol obscurecido, mas por exemplo, na Espanha, França, Alemanha, só verão cerca de 17% do Sol obscurecido", ressalta o instituto.
Veja os quatro tipos de eclipses solares:
Eclipse solar parcial - apenas uma parte do sol é encoberta pela Lua;
Eclipse solar anular - a Lua cobre o centro do Sol, mas uma parte permanece visível, formando um anel;
Eclipse solar total - Sol é totalmente encoberto pelo disco da Lua;
Eclipse solar híbrido - em alguns pontos da Terra o eclipse é anular e em outros é total.
Eclipse lunar x eclipse solar:
- Eclipse lunar: A Terra está alinhada entre a Lua e o Sol.
- Eclipse solar: A Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra.
