Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em caso raro, crânio de acidentado se regenera após 50 anos

Processo, raro, foi detectado por acaso em britânico que recebeu implante de placa de metal na cabeça.

7 out 2009 - 07h33
(atualizado às 08h59)
Compartilhar

Médicos britânicos anunciaram um caso raro de regeneração do crânio de um homem que sofreu um acidente 50 anos atrás. A recuperação do osso foi descoberta por acaso, quando médicos precisaram tratar uma infecção na cabeça de Gordon Moore, ex-diretor de uma agência de correios no norte da Inglaterra.

Crânio se regenera 50 anos após grave acidente:

Moore vive com uma placa de metal implantada na cabeça desde que seu crânio sofreu graves danos em consequência de um acidente de carro em 1955.

Durante a operação, os médicos perceberam que o osso do crânio havia se regenerado de volta ao estágio inicial.

O crânio se regenerou seguindo o contorno de uma amassadura causada por um segundo acidente sofrido três anos depois do primeiro. O caso chamou a atenção devido ao tamanho da área regenerada e também pelo fato de ocorrer em um adulto.

Normalmente, uma regeneração seria de se esperar em crianças, cujos ossos ainda estão em fase de crescimento. "Foi uma grande surpresa", admitiu o especialista que cuidou de Moore, Param Bhattathiri, ao jornal Evening Chronicle, de Newcastle.

Agora, os médicos estão avaliando se o crânio regenerado tem resistência e espessura para permitir a remoção da placa de metal inserida há meio século - outro raro evento depois de tanto tempo.

Embora diga nunca ter se incomodado com a placa de metal, Moore admitiu que será um alívio não ser mais responsável por "disparar os alarmes (dos detectores de metal) dos aeroportos".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra