Energia solar: o que é, tipos, vantagens e como funciona
Entenda quais são as vantagens de utilizar a luz do sol para gerar eletricidade e veja a diferença entre os tipos de energia solar
O avanço do aquecimento global estimula a busca por fontes de energia que provoquem menos impacto no meio ambiente. Aproveitar o calor emitido pelo Sol é uma alternativa que há décadas vem sendo explorada e passa a ganhar cada vez mais adeptos pelo mundo.
A energia solar surge, então, como uma fonte de alternativa e sustentável para gerar eletricidade. Uma das suas principais vantagens é a sua abundância, praticamente inesgotável, ela pode ser aproveitada até mesmo em dias nublados. Entenda abaixo o que é a energia solar e como ela funciona.
O que é a energia solar?
A energia solar é uma fonte de energia limpa gerada a partir do calor emitido pelo Sol. Ela funciona por meio da captação da radiação solar e pode ser utilizada para gerar eletricidade ou aquecimento.
Quais são os tipos de energia solar?
Atualmente existem três tipos de energia solar: térmica, héliotérmica e fotovoltaica.
- A energia solar térmica é captada por meio de painéis solares que transferem o calor da radiação para o aquecimento de água para residências, hotéis e empreendimentos;
Vantanges
- É uma fonte renovável de energia;
- Baixo custo de manutenção;
- É uma energia limpa, não emite gases como o dióxido de carbono CO², principal vilão do efeito estufa;
- O excedente da produção de energia elétrica pode ser injetado na rede elétrica convencional e se transformar em créditos vira créditos que o consumidor pode utilizar quando consumir a energia fornecida por sua distribuidora local;
- Redução da conta de energia elétrica fornecida pela distribuidora local.
Energia solar no Brasil
A principal fonte de energia do País é a hidroelétrica, responsável por 90% da energia de todo território nacional, seguida pela energia termoelétrica. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar já equivale a 11,6% da matriz elétrica do Brasil.
Em 2023, o Brasil entrou, pela primeira vez, na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. O País assumiu a oitava colocação no ranking internacional, com 24 gigawatts de potência de energia solar.
Desafios
Apesar do grande potencial para o uso de energia solar no Brasil, devido ao clima e posição geográfica, os desafios ainda são grandes. A falta de infraestrutura para a distribuição da energia gerada, a complexidade dos processos de regulamentação e licenciamento e o alto custo de implementação são os principais desafios para o desenvolvimento do setor no País.