Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ESA fará reunião sobre risco de asteroide atingir Terra em 2032

Cúpula em Viena terá presença de uma força-tarefa da ONU

29 jan 2025 - 17h25
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou nesta quarta-feira (29) que o risco de um asteroide colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032 será discutido na próxima semana em Viena, na Áustria, em uma reunião com uma força-tarefa da Organização das Nações Unidas (ONU).

    De acordo com uma estimativa do Centro de Estudos NEO (CNEOS) da Nasa, o asteroide 2024 YR4, que foi identificado recentemente, tem 1,2% de chance de colidir com o planeta. A rocha cósmica possui cerca de 60 metros de diâmetro e está a 43,4 milhões de quilômetros da Terra.

    Nos próximos meses, a ESA coordenará observações com telescópios cada vez mais potentes para recolher o máximo de dados possível sobre o objeto, que atraiu para si grande atenção internacional.

    "É possível que o asteroide desapareça de vista antes que qualquer possibilidade de impacto em 2032 possa ser completamente descartada. Neste caso, ele provavelmente permanecerá na lista de risco até que se torne observável novamente em 2028", explicou a ESA.

    Caso a probabilidade de impacto permaneça acima do limite de 1%, o Space Mission Planning Advisory Group fornecerá recomendações à ONU e avaliará "diferentes opções para uma resposta". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade