Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anã marrom mais quente é encontrada a 1.400 anos-luz

Astrônomos descobriram uma anã marrom com temperatura de 7.727 ºC. Ela é mais quente que a superfície do Sol e leva menos de 3 horas para orbitas sua estrela

19 jun 2023 - 12h31
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma anã marrom surpreendente foi encontrada a 1.400 anos-luz da Terra. Estes objetos já são conhecidos pelos astrônomos, mas o que chamou a atenção no caso desta é sua temperatura de 7.727 ºC, muito maior que aquela na superfície do Sol.

Chamada WD0032-317B, ela é tão quente que quebrou o recorde de anã marrom com a maior temperatura já vista. Estes objetos são considerados intermediários entre planetas e estrelas, porque têm mais de dez vezes a massa de Júpiter, mas não realizam a fusão nuclear típica das estrelas.

Normalmente, as anãs marrons são mais quentes que planetas, mas é pouco comum que alcancem temperaturas parecidas com as do Sol ou até maiores. Assim, a descoberta desta pode ajudar os astrônomos a entender o que acontece com gigantes gasosos orbitando estrelas extremamente quentes.

Foto: NASA/JPL-Caltech / Canaltech

Ela foi encontrada no início dos anos 2000 por um instrumento do Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul. O instrumento indicou que a estrela WD0032-317 tinha alguma companheira invisível — que, no caso, era a anã marrom, revelada em observações no infravermelho.

A equipe de astrônomos descobriu que ela tem entre 75 e 88 vezes a massa de Júpiter, e leva apenas 2,3 horas para orbitas sua estrela. Como está muito próxima dela, a anã marrom tem um lado sempre voltado para ela, enquanto é sempre noite no outro.

O artigo que descreve as descobertas vai ser publicado na revista Nature Astronomy, e está disponível no repositório arXiv.

Fonte: arXiv; Via: ScienceAlert

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade