Após falha, Nasa se prepara para enviar tripulação à ISS
Falha em nave espacial, em março, impediu que tripulação pousasse em Estação para missão no espaço
Uma tripulação de astronautas será enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira, após dois meses da primeira tentativa em março, cancelada por uma falha no suporte técnico. As informações são da Nasa.
We will fly to space tomorrow. But first, let us take a selfie...! ;) @Msuraev @astro_reid pic.twitter.com/3N9d8A5Bxg
— Alexander Gerst (@Astro_Alex) May 27, 2014
O astronauta da Nasa, Reid Wiseman, o cosmonauta da Agência Federal Espacial da Rússia, Maxim Suraev, e o astronauta da Agência Espacial Europeia, Alexander Gerst, estão prontos para embarcar na nave espacial Soyuz TMA-13M, que sairá da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 15h57 EDT (16h57 em Brasília).
Em suas contas no Twitter, os tripulantes postaram mensagens sobre o lançamento de hoje, agradecendo o apoio das pessoas e dizendo que o momento é de foco e concentração.
Thanks for the amazing support. Time for me to focus on the task at hand. Next tweet will be from space!! Cheers, Reid #SoyuzTMA13M
— Reid Wiseman (@astro_reid) May 28, 2014
A expectativa é de que a nave pouse na Estação Espacial às 23h25 EDT (0h25 em Brasília), cerca de 8 horas após a decolagem. A Nasa Television fará a transmissão e cobertura do lançamento do foguete nesta quarta-feira, ao vivo.
Check out @ISS101, @esa, @ESA_de, @DLR_next, @AstroSamantha, @AstroTerry & @esaoperations 4 updates on our launch! #bluedot #SoyuzTMA13M
— Alexander Gerst (@Astro_Alex) May 28, 2014
Os cosmonautas russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemyev e o astronauta americano Steve Swanson, que estão na ISS, vão receber os colegas.
No dia 26 de março, um problema técnico foi relatado e impediu o acoplamento do foguete russo Soyuz, com os três astronautas a bordo, à Estação Espacial Internacional (ISS) . Na ocasião, a Nasa informou que a cápsula não conseguiu ajustar a aproximação da ISS.
Os foguetes Soyuz são considerados seguros, mas, nos últimos anos, o setor espacial russo registrou uma série de fracassos.