Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Artemis III | NASA pode alterar missão se hardware sofrer atrasos

A NASA vem analisando alterações na missão Artemis III, que vai levar novos astronautas à superfície na Lua, no caso de componentes sofrerem atrasos longos

9 ago 2023 - 14h03
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A missão Artemis III, a primeira que vai levar novos astronautas para pousar na Lua durante o programa Artemis, pode ser alterada se elementos essenciais sofrerem atrasos. Jim Free, da NASA, declarou nesta segunda-feira (8) durante uma conferência que a Artemis III segue com lançamento programado para dezembro de 2025, mas ele vem acompanhando possíveis atrasos no hardware necessário para a missão.

Se tais atrasos acontecerem, ele alerta que há a possibilidade de que uma missão diferente daquela desenhada atualmente seja lançada. "Se tivermos esses grandes atrasos, já analisamos se podemos fazer outras missões", sugeriu. Além disso, a Artemis III pode sofrer mudanças conforme os resultados da Artemis II.

Quando questionado sobre como seria tal missão modificada, Free destacou a experiência obtida a partir do programa da Estação Espacial Internacional, que mostrou a importância da flexibilidade para manter a viabilidade dos voos espaciais tripulados. "Estamos tentando analisar todas as missões que podemos lançar para continuar aprendendo", acrescentou.

Foto: Reprodução/NASA/Twitter / Canaltech

Ele não explicou o que poderia, especificamente, causar alguma mudança na Artemis III. Mesmo assim, é possível que a mudança de planos tenha relação com o foguete Starship, da SpaceX, bem como a versão do módulo de pouso que vai ser usada na missão. Em junho, Free destacou que a Artemis III provavelmente seria adiada para 2026 por causa de problemas no trabalho com o veículo.

Já a Artemis II segue com lançamento programado para acontecer de 2024, mas Free observou que a data em questão tem alguns desafios, como a montagem do módulo tripulada da nave Orion e testes. "Não estamos realmente trabalhando em grandes problemas no momento, acho que estamos em um bom caminho", finalizou ele.

Fonte: SpaceNews

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade