Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Asteroide é descoberto 2 dias depois de passar perto da Terra

O asteroide 2023 NT1, com cerca de 60 m de diâmetro, se aproximou da Terra no dia 13 de julho. Entretanto, foi somente no dia 15 que foi identificado

17 jul 2023 - 15h41
(atualizado às 19h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O asteroide 2023 NT1 se aproximou da Terra na última semana, mas foi descoberto somente depois, quando se distanciava do nosso planeta. O objeto tem cerca de 60 m e diâmetro, e foi revelado pelo observatório ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), na África do Sul.

Foto: urikyo33/Pixabay / Canaltech

A aproximação do asteroide aconteceu no dia 13, às 7h12 no horário de Brasília. Entretanto, foi somente no dia 15 que o ATLAS emitiu um alerta que revelava a passagem do objeto. Durante a a aproximação, ele esteve a uma distância menor que aquela entre a Terra e a Lua.

Caso você esteja se perguntando o porquê de o asteroide não ter sido encontrado antes, saiba que o motivo disso está na direção de onde veio. É que esta rocha espacial se aproximou vindo da direção do Sol, que é como um ponto cego para telescópios.

Foi por um motivo semelhante que o asteroide 2021 UA1 foi identificado somente algumas horas após ter passado pela Terra, em 2021. Na ocasião, a rocha espacial esteve a apenas 3 mil km de altitude, ficando razoavelmente próximo dos satélites em órbitas geoestacionárias.

Algo parecido aconteceu com o meteoro de Chelyabinsk, que explodiu sobre a cidade homônima, na Rússia, em 2013. A rocha espacial tinha cerca de 18 m de diâmetro e, como veio da direção do Sol, passou despercebida. A explosão causou uma onda de choque intensa, que quebrou janelas e destruiu partes de construções.

Fonte: Via: EarthSky

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade