Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Asteroide passará "raspando" pela Terra em outubro

11 ago 2017 - 12h25
(atualizado em 6/10/2017 às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Um asteroide do tamanho de uma casa vai passar próximo ao planeta Terra no próximo dia 12 de outubro, disseram astrônomos nesta quinta-feira (10).

Batizado de TC4, o asteroide passará a uma distância de 44 mil quilômetros do planeta, o que corresponde a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua, informou a Agência espacial Europeia (ESA).

O objeto espacial já passou pela Terra em outubro de 2012, a uma distância de, aproximadamente, 88 quilômetros, ou seja, o dobro da distância estimada neste ano, e tem cerca de 15 a 30 metros de comprimento.

Segundo os cientistas, este fenômeno já era esperado, mas não sabiam a que distância e data correta. "Não vai atingir a Terra", disse Detlef Koschny, da equipe de pesquisa "Near Earth Objects" ("Objetos perto da Terra") da ESA. "Essa é a coisa mais importante a se dizer", completou.

Os asteroides são corpos rochosos que sobraram da formação do sistema solar, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás. Apesar de haver milhões destes objetos espaciais, a maioria encontra-se num cinturão entre as órbitras de Marte e Júpiter.

Qualquer entrada na atmosfera de um asteroide deste tamanho poderia desencadear uma explosão semelhante a que ocorreu em 2013 na cidade de Chelyabinsk, na Rússia. Um asteroide um pouco maior do que o "TC4", com 40 metros de diâmetro, causou o maior impacto na história recente da Terra, quando explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908. 

Veja também

Nasa se prepara para proteger a Terra de meteoritos:
Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade