Asteroide que passará pela Terra nesta sexta tem lua própria
O asteroide 1998 QE2, que se aproximará da Terra nesta sexta-feira, possui uma lua própria. A descoberta foi feita pela Nasa, que divulgou uma sequência de imagens de radar do asteroide obtidas na noite de quarta-feira, quando o asteroide estava a 6 milhões de quilômetros da Terra.
Segundo a agência espacial americana, as imagens de radar indicam que o corpo principal do asteroide tem cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro e tem um período de menos de quatro horas de rotação. A lua do asteroide tem cerca de 600 metros de largura.
O asteroide estará mais perto da Terra nesta sexta-feira, às 17h59 de Brasília, disse a Nasa. Este será sua seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos.
O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998 por astrônomos do programa de pesquisas de asteroides próximos à Terra no MIT (Massachusetts Institute of Technology), perto de Socorro, Novo México (sudoeste dos EUA).
A Nasa, que considera a busca por asteroides uma alta prioridade, já identificou e indexou mais de 98% dos maiores asteroides, de mais de um quilômetro de diâmetro, que estão nas proximidades da Terra.
Os astrônomos detectaram e catalogaram 9.500 objetos celestes de todos os tamanhos que cruzam perto da Terra, provavelmente um décimo do total.