Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Céu de fevereiro | Cometa, Vênus e Júpiter chamam atenção neste mês

Quer saber o que vai aparecer pelo céu noturno do Brasil neste mês? Se liga no calendário astronômico de fevereiro e acompanhe esses eventos celestes!

1 fev 2023 - 02h01
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Fevereiro já começa com um espetáculo formidável: a raríssima passagem do cometa C/2022 E3 (ZTF) pela vizinhança da Terra. Ao longo das semanas seguintes, belas conjunções planetárias seguem rolando — um deleite e tanto para os admiradores do céu noturno e uma ótima oportunidade de praticar a astrofotografia.

Veja abaixo os eventos celestes que acontecem neste mês!

Eventos astronômicos em fevereiro de 2023

1º de fevereiro: passagem do cometa C/2022 E3 (ZTF)

A tão aguardada "visita" do cometa C/2022 E3 (ZTF) tem seu grande momento no primeiro dia do mês, quando ele atinge seu brilho máximo enquanto passa a 42 milhões de quilômetros da Terra. Contudo, neste dia ainda não será possível encontrá-lo no céu aqui do hemisfério Sul.

Brasileiros: aguardem mais alguns dias

Apesar de não termos a oportunidade de ver o cometa na noite de seu brilho máximo, ele começa a surgir no céu do hemisfério Sul nos dias seguintes. 

Em 02 de fevereiro, o C/2022 E3 (ZTF) aparece logo acima da linha do horizonte no início da noite e vai ficando cada vez mais alto com o passar dos dias. Moradores da região Nordeste conseguirão vê-lo primeiro e, aos poucos, ele vai dando o ar de sua graça para as demais regiões, chegando a Sudeste e então a Sul.

Para observadores de São Paulo, no dia 10 ele vai estar bem alto no céu entre 19h e 21h, pertinho de Marte:

Foto: claudioventrella/Envato / Canaltech

O problema é que, depois do dia 1º, o brilho do cometa vai ficando cada vez mais fraco. No dia 10, apesar de estar em uma ótima posição para nós, seu brilho será fraco demais para que o vejamos a olho nu. Portanto, a solução é se equipar com binóculos ou um telescópio doméstico nessa observação. 

15 de fevereiro: conjunção de Vênus com Netuno

Nesta noite, a partir das 19h25, os planetas Vênus e Netuno ficarão juntinhos no céu, no sentido oeste. Esta, contudo, não é uma observação simples, já que Netuno não é visível a olho nu e exige ao menos um par de binóculos para ser encontrado.

Além disso, a conjunção acontece pouco acima da linha do horizonte e desaparece em cerca de vinte minutos. Ou seja: apenas quem estiver em lugares mais elevados e afastados das cidades cheias de prédios terá alguma chance de admirar este encontro celeste.

22 de fevereiro: Júpiter e Vênus próximos da Lua

Vênus e Júpiter começam a se aproximar um do outro neste mês, rumo a uma bela conjunção que acontece março. E, no início da noite de 22 de fevereiro, a Lua aparece entre os dois planetas logo após o Sol se pôr.

Fases da Lua em fevereiro de 2023

Confira o calendário lunar de fevereiro e saiba quando começa cada fase da Lua neste mês:

  • 05 de fevereiro às 15h28: Lua cheia
  • 13 de fevereiro às 13h: quarto minguante
  • 20 de fevereiro às 04h05: Lua nova
  • 27 de fevereiro às 05h05: quarto crescente

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade