PUBLICIDADE

Céu de outubro | Eventos astronômicos têm chuva de meteoros Oriônidas

Outubro chega com poucos eventos astronômicos visíveis para quem vive no hemisfério Sul. Entre eles, a chuva de meteoros Oriônidas, "filha" do cometa Halley

1 out 2022 - 20h01
(atualizado em 2/10/2022 às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Outubro traz para os admiradores do céu poucas oportunidades além do básico, que são as belas fases da Lua. Neste mês, nós do hemisfério Sul poderemos observar a chuva de meteoros Oriônidas (ou Orionídeas), já que as Dracônidas só aparecem no hemisfério Norte.

E se você ouvir falar que vai ter um eclipse solar em outubro, saiba que é verdade, mas nós também não poderemos vê-lo, já que o eclipse parcial da vez só será visto por quem estiver em regiões como Europa, Rússia, Oriente Médio, Ásia Ocidental e parte da África.

Eventos astronômicos no céu de outubro de 2022

21 de outubro: nas noites de outubro, teremos a oportunidade de ver alguns meteoros brilhando no céu, vindos com a Chuva de Meteoros Oriônidas.

Foto: bilanol/Envato / Canaltech

Seu pico acontece na noite do dia 21 de outubro, mas, como ela já começou no final de setembro, não é impossível que algumas pessoas acabem vendo seus meteoros antes do grande dia.

A Oriônidas acontece anualmente quando a Terra, em sua viagem orbital, passa por detritos do famoso cometa Halley. Esta chuva traz meteoros bastante rápidos — com velocidades de até 66 km/s —, garantindo rastros luminosos mais longos e persistentes. Apesar de a Oriônidas ser conhecida por uma taxa de meteoros modesta (cerca de 20 por hora), ela já surpreendeu trazendo cerca de 60 meteoros por hora.

Para tentar flagrar algum meteoro da Oriônidas, comece as observações por volta das 23h e prepare-se para virar a madrugada olhando para o céu. O melhor momento para esta chuva de meteoros ser admirada é no final da madrugada, por volta das 5h, pois é neste horário em que o radiante (ponto de onde os meteoros parecem vir) fica mais alto no céu.

E para onde olhar? É simples: basta localizar a constelação de Órion, O Caçador. Esta é uma das constelações mais fáceis de se identificar no céu, já que o Cinturão de Órion é composto pelas estrelas popularmente conhecidas como "as Três Marias". Assim que identificar o Cinturão (ou o trio de "Marias"), direcione seu olhar para o "ombro" do caçador, que abriga a brilhante estrela Betelgeuse. É dali que parecem vir os meteoros da chuva Oriônidas.

Fases da Lua em outubro de 2022

Confira o calendário lunar deste mês:

02 de outubro às 21h14: quarto crescente

09 de outubro às 17h55: Lua cheia

17 de outubro às 14h15: quarto minguante

25 de outubro às 7h49: Lua nova

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade