Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China lança seu avião reutilizável pela 3ª vez em missão discreta

A China lançou seu avião espacial experimental pela terceira vez. Como de costume, a missão foi sigilosa e não há detalhes o lançamento e a carga útil levada

14 dez 2023 - 18h27
(atualizado às 21h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O avião espacial da China foi ao espaço novamente. Segundo informações da mídia estatal chinesa Xinhua, a espaçonave experimental foi lançada pela terceira vez nesta quinta-feira (14), sem maiores detalhes sobre a missão e a carga útil lançada.

A espaçonave foi ao espaço com um foguete Long March 2F, lançado do Centro de Lançamentos Jiuquan, no Deserto de Gobi. Não há informações sobre o horário em que o veículo deixou a plataforma.

De acordo com informações da Xinhua, "o avião espacial vai operar em órbita por um período de tempo" antes de retornar ao local de pouso desejado na China. Durante a missão, vão ser realizados experimentos científicos e verificações de tecnologias reutilizáveis.

Foto: Boeing/US Space Force / Canaltech

Esta não é a primeira vez que o avião misterioso vai ao espaço — sua primeira e segunda missão foram lançadas em 2020 e 2022, respectivamente. Já o terceiro e mais recente voo ocorre sete meses após a última missão do veículo, quando passou mais de 200 dias no espaço.

O menor tempo entra a nova missão e a anterior sugere que a Corporação de Tecnologia e Ciência Aeroespacial da China (CASC) avançou o trabalho de reusabilidade da espaçonave. É possível que o voo mais recente seja focado no desenvolvimento dos recursos do avião, já que os demais levaram satélites ao espaço.

Fonte: Xinhua

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade