Uma rocha descoberta no deserto do Saara parece ser o meteorito de Marte mais antigo já descoberto, segundo cientistas. Pesquisas anteriores já sugeriam que a rocha tinha cerca de 2 bilhões de anos, mas novos exames realizados recentemente indicam que a rocha tem, na verdade, mais de 4 bilhões de anos. O meteorito negro e brilhante, apelidado de "Beleza Negra", teria se formado ainda na infância do planeta.
"Esta (rocha) nos conta sobre uma das épocas mais importantes da história de Marte", afirmou o autor da pesquisa, Munir Humayan, professor da Universidade Estadual da Flórida (EUA). A pesquisa foi publicada na revista especializada Nature.
Existem cerca de cem meteoritos marcianos na Terra. A quase maioria dessas rochas é bem mais jovem, datadas entre 150 milhões e 600 milhões de anos.
Elas teriam caído na Terra depois de um asteroide ou cometa ter se chocado contra Marte e desprendido as rochas, que viajaram pelo espaço até acabarem no nosso planeta.
A "Beleza Negra" é formada por cinco fragmentos. Um deles, o NWA 7034, foi examinado no passado e sua idade foi calculada em 2 bilhões de anos.
Mas a pesquisa mais recente descobriu que outro pedaço, o NWA 7533, tem 4,4 bilhões de anos - o que sugere que o NWA 7034 também deva ter mais do que "apenas" 2 bilhões de anos.
A equipe afirmou que a rocha pode ter se formado quando Marte tinha apenas 100 milhões de anos de idade.
"É quase certo (que a rocha) veio das terras altas do sul, um terreno cheio de crateras que forma o hemisfério sul de Marte", disse Humayan.
O período em que as rochas se formaram pode ter sido uma era de turbulência em Marte, com erupções de vulcões em quase toda a superfície do planeta.
"A crosta de Marte deve ter mudado muito rapidamente com o passar do tempo. Houve um grande episódio vulcânico em toda a superfície, que então formou uma crosta e, depois disso, a atividade vulcânica teve uma queda dramática", prosseguiu Humayan.
"Quando isso aconteceu, devia haver água na forma gasosa, dióxido de carbono, nitrogênio e outros gases para produzir uma atmosfera primordial, além de um oceano primordial. É um período de tempo muito empolgante - se houve vida em Marte, a origem seria neste período em particular", acrescentou o cientista.
Humayan afirmou que sua equipe agora planeja analisar a rocha para procurar sinais de algum tipo de vida marciana. Mas, segundo o professor, enquanto a rocha permaneceu no deserto do Saara, pode ter sido contaminada por organismos vivos da Terra.
Mistura
O professor Carl Agee, da Universidade do Novo México, foi o cientista que, na análise anterior, que concluiu que a rocha NWA 7034 tinha 2 bilhões de anos de idade. Ele descreveu a pesquisa mais recente como animadora.
<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/curiosity-1ano-em-marte/" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/curiosity-1ano-em-marte/">Curiosity: 1 ano em Marte</a>
Agee afirmou que a diferença entre as idades das rochas pode ter ocorrido pois o meteorito tem uma mistura de componentes, e a equipe dele agora também está encontrando partes da rocha que têm cerca de 4,4 bilhões de anos.
"Definitivamente há um componente antigo na rocha, mas acreditamos que pode haver uma mistura de eras", afirmou. O cientista explicou que o impacto de um cometa ou asteroide, uma erupção vulcânica ou algum outro evento que ocorreu há cerca de 1,5 bilhão de anos pode ter acrescentado materiais mais novos à crosta original.
"(A rocha) consiste de pelo menos seis tipos diferentes de rocha. Vemos diferentes rochas ígneas, tipos diferentes de rocha sedimentar, é um meteorito muito complexo. Este meteorito continua revelando seus segredos, estamos muito animados com isso."
<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/panoramicas-de-marte/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/panoramicas-de-marte/iframe.htm">veja o infográfico</a>
O blog UFO Sightings Daily afirma que a sonda Curiosity registrou um óvni nos céus de Marte. Segundo o texto, o objeto parece se mover para o canto superior direito da imagem. Segundo o jornal Daily Mail, os "óvnis" em Marte são descartados como sendo meteoros. Veja a seguir outras teorias da conspiração sobre o planeta vermelho.
Foto: Nasa/JPL-Caltech / Divulgação
Sites sobre óvnis divulgam imagens feitas pela sonda Curiosity em Marte na qual afirmam ter avistado um iguana fossilizado no planeta vermelho
Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS / Divulgação
Scott Warin, do UFO Sightings Daily, encontrou três imagens nos arquivos brutos do robô nas quais afirma aparecer o animal. As informações são do Daily Mail
Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS / Divulgação
"Não é o primeiro animal encontrado em Marte, atualmente foram entre 10 e 15 até agora", diz Warring ao site agoracosmopolitan.com
Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS / Divulgação
O site já havia divulgado outro "animal" achado em Marte, que estaria em um detalhe desta imagem...
Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS / Divulgação
...a descoberta foi feita por um japonês, que avisou o site...
Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS / Divulgação
...segundo o "descobridor", há um esquilo nesta imagem. Veja a seguir, outras "descobertas" feitas no planeta vermelho
Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS / Divulgação
Uma das imagens mais famosas do planeta é o "rosto" de Marte, registrada pela Viking 1. Várias imagens feitas da mesma região já mostraram que a face era apenas uma combinação de sombras e formas naturais - inclusive uma de 2010, feita pela Mars Reconnaissance
Foto: Nasa / Divulgação
Pode não parecer, mas esta é uma das imagens mais famosas de Marte e virou notícia em diversos sites, TVs e jornais internacionais. Contudo, é apenas um pequeno detalhe que precisa de muito zoom para ver...
Foto: Nasa / Divulgação
...O mosaico reúne diversas fotos feitas pela sonda Spirit em uma paisagem marciana. Contudo, onde muitos viam apenas rochas, mas algum desconhecido notou um detalhe minúsculo na gigantesca imagem...
Foto: Nasa / Divulgação
...Para muitas pessoas, o ser era um ET, uma figura humanoide e, segundo relatou a Sky News na época, para um internauta parecia até um "alien nu correndo". Contudo, para os cientistas, o "homem de Marte" não passa de uma pedra
Foto: Nasa / Divulgação
Outra imagem conhecida do planeta, este registro de 2008 mostra as "árvores de Marte". Registradas pela Mars Reconnaissance Orbiter, sonda que orbita o planeta, essas marcas, segundo a Nasa, surgem quando o gelo da região polar (formado por dióxido de carbono) derrete e a areia negra escorre do topo das dunas, dando a impressão errada. Essas "cascatas" de areia negra têm cerca de 1 km e não fazem sombra
Foto: Nasa / Divulgação
Mal a sonda Curiosity chegou a Marte e uma de suas imagens já foi objeto de discussão. O que seria a estranha mancha no centro desta fotografia? Em outra imagem, tirada pela mesma câmera e da mesma posição, alguns minutos depois, a mancha some. Segundo a Nasa, a agência espacial americana, o desaparecimento indica que se trata da nuvem de poeira resultante do impacto no solo da nave que levava a sonda. O pouso no planeta foi complicado e envolveu até um "guindaste aéreo", que consistia em uma nave que ficou no ar alimentada por retropropulsores enquanto descia a Curiosity por cabos. Foi esse "guindaste" que levantou poeira ao cair, segundo a agência
Foto: Nasa / Divulgação
Compartilhar
Publicidade
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.