Cosmonautas vão cultivar pimentões em estação espacial
Na nave, viajarão os cosmonautas russos Sergei Rizhikov (comandante) e Andrei Borisenko, e o astronauta americano da Nasa, Shane Kimbrough.
Os cosmonautas russos que partirão nesta quarta-feira a bordo da nave Soyuz MS-02 com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) cultivarão pimentões na estufa da plataforma orbital.
A Soyuz decolará impulsionada por um foguete portador às 11h05 locais (6h05 de Brasília) a partir do cosmódromo russo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, e se acoplará à estação às 12h59 (7h59 de Brasília) da sexta-feira.
Na nave, a segunda da nova série Soyuz, viajarão os cosmonautas russos Sergei Rizhikov (comandante) e Andrei Borisenko, e o astronauta americano da Nasa, Shane Kimbrough.
Borisenko destacou neste terça-feira que entre os experimentos científicos previstos estão o cultivo de pimentões "em condições de falta de gravidade" na estufa Lada e o controle remoto de aparelhos para a exploração de outros planetas a partir da ISS.
Os integrantes da 50ª expedição à plataforma orbital, que deveriam ter partido em 23 de setembro, serão recebidos pelo russo Anatoli Ivanishin, pelo japonês Takutya Onishi e pela norte-americana Kathleen Rubens.
Nos próximos meses, a ISS receberá várias naves não tripuladas com carga vital para os ocupantes da ISS: a russa Progress, a americana Dragon e a japonesa HTV.