PUBLICIDADE

Destaque da NASA: chuva de meteoros é a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (24) traz a chuva de meteoros Perseidas, junto das estrelas que formam o Triângulo de Verão

24 ago 2023 - 21h30
(atualizado em 25/8/2023 às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (24) no site Astronomy Picture of the Day mostra a chuva dos meteoros Perseidas, que vem brilhando no céu noturno desde julho. A foto foi tirada perto do pico do fenômeno, ocorrido em agosto.

Foto: Ali Hosseini Nezhad / Canaltech

Como esta imagem é uma composição, ela une várias fotos feitas durante uma madrugada próxima do pico. O resultado da técnica aparece na foto abaixo, que permitiu que o fotógrafo registrasse vários meteoros brilhantes de uma só vez:

Pico da chuva de meteoros Perseidas fotografado de Shiraz, no Irã (Imagem: Reprodução/Ali Hosseini Nezhad)
Pico da chuva de meteoros Perseidas fotografado de Shiraz, no Irã (Imagem: Reprodução/Ali Hosseini Nezhad)
Foto: Canaltech

Além dos meteoros, é possível encontrar também algumas estrelas familiares, como Deneb, Vega e Altair, indicadas na foto. A primeira é mais de 50 mil vezes mais brilhante que nosso astro, enquanto Vega é 30 vezes mais luminosa que o Sol, e Altair, 10 vezes.

Elas são as estrelas mais brilhantes de suas constelações, que são a da Águia, do Cisne e da Lira, respectivamente. Juntas, elas formam também o asterismo conhecido como Triângulo de Verão.

A chuva de meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente entre os meses de julho e agosto. Ela é formada por pedacinhos de gelo e rochas deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que se aproximou da Terra pela última vez em 1992.

Assim, o pico da chuva acontece quando nosso planeta atravessa a área com maior densidade de fragmentos. Houve anos em que foi possível observar até 200 meteoros por hora, o dobro da média esperada para a chuva.

O nome das chuvas de meteoros é determinado de acordo com o radiante delas, ou seja, da direção de onde os rastros luminosos dos meteoros parecem vir. No caso das Perseidas, o radiante fica na direção da constelação Perseu.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade