Destaque da NASA: cometa Nishimura e Vênus na foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (11) foi tirada na Eslovênia, e mostra o cometa C/2023 P1 (Nishimura) brilhando junto de Vênus no céu

11 set 2023 - 20h20
(atualizado em 12/9/2023 às 12h47)

O cometa C/2023 P1 (Nishimura) brilha junto de Vênus na foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (11). Como a imagem foi capturada durante o amanhecer, ela mostra diferentes cores no céu.

A foto foi tirada na Eslováquia, e mostra o céu com cores azuladas e alaranjadas enquanto o Sol subia pelo horizonte. É possível observar também a colina Veľka e as luzes de pequenas cidades na região.

Confira:

Cometa Nishimura e Vênus fotografados na Eslováquia (Imagem: Reprodução/Petr Horálek/Institute of Physics in Opava)

No lado esquerdo da foto, está o cometa Nishimura, que chama a atenção com seu coma brilhante e sua longa cauda de íons. Nesta terça-feira (12), ele vai chegar ao ponto mais próximo da Terra. Cinco dias depois, vai alcançar o periélio, chegando à proximidade máxima com o Sol.

Já no lado direito, está Vênus, planeta considerado o segundo objeto mais brilhante do céu noturno. Grande parte disso se deve às várias camadas de nuvens que o cobrem, capazes de refletir de 75% a 84% da luz do Sol.

Cometa C/2023 P1 (Nishimura)

O cometa foi descoberto em agosto por Hideo Nishimura, astrônomo amador. Ele estava tirando fotos do céu com uma câmera digital e, por sorte, registrou o cometa em meio à constelação Gemini, os Gêmeos. Este foi o terceiro objeto do tipo descoberto por ele.

Embora ainda não se saiba muito sobre ele, é possível que o cometa Nishimura seja um objeto interestelar. Se isso for comprovado, ele vai se tornar o terceiro objeto vindo de fora do nosso sistema já detectado em nossa vizinhança espacial.

Enquanto viaja pelo espaço e se aproxima da Terra, o C/2023 P1 (Nishimura) vem ficando cada vez mais brilhante. A má notícia é que ele começou a ficar visível sobre o horizonte pouco antes de o Sol nascer, o que não contribui para observá-lo.

Fonte: APOD