Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Destaque da NASA: conheça a nebulosa Ovo de Dragão

A foto astronômica destacada pela NASA na segunda-feira (26) mostra a beleza singela das nebulosas que formam o "Ovo de Dragão"

27 dez 2022 - 10h52
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Nebulosas sempre tem formatos abstratos que podem nos lembrar objetos cotidianos da Terra, ou mesmo que habitam apenas em nosso imaginário popular. No caso da dupla NGC 6164 e NGC 6165, os astrônomos apelidaram de Ovo do Dragão — especialmente porque ela está perto da região conhecida como Dragões de Ara.

Na foto abaixo, selecionada pela NASA para seu site Astronomy Picture of the Day, observamos nitidamente uma estrela bem brilhante, no centro da nebulosa. Essa é uma estrela rara e quente chamada HD 148937, pertencente à classe O6.5f, cerca de 40 vezes mais massiva que nosso Sol. Até hoje, apenas cinco estrelas deste tipo espectral foram identificadas.

Além de ser uma estrela do tipo variável, possui um campo magnético muito forte, que canaliza seu vento estelar na direção do eixo magnético. Como se trata de uma estrela gigante, viverá pouco: tem apenas dois a três milhões de anos pela frente. Em seguida, explodirá em uma supernova.

Embora a região avermelhada pareça apenas uma nebulosa, trata-se de dois objetos separados, formados pela mesma estrela. A NGC 6164 é a parte localizada à direita, enquanto a NGC 6165 é a parte oposta. Já a nebulosidade externa azulada, muito rica em OIII, é o resultado de uma ejeção de massa anterior pela mesma estrela.

A nebulosidade abrange cerca de 4 anos-luz (mais ou menos a distância entre o Sol e a estrela Proxima Centauri) e fica a 4.200 anos-luz de distância da Terra, na constelação sul de Norma, a Praça do Carpinteiro.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade