Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Destaque da NASA: galáxia espiral e sua vizinha são foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA hoje mostra a galáxia M51, localizada a 31 milhões de anos-luz. Na nova imagem, ela aparece junto da galáxia NGC 5195

11 ago 2023 - 17h21

As galáxias M51 e NGC 5195 aparecem na foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (11). A primeira, com estrutura espiral, fica a 31 milhões de anos-luz de nós e está interagindo com sua vizinha.

A M51 também é chamada de NGC 5194. Seus braços espirais e faixas de poeira aparecem em frente à galáxia NGC 5195, sinalizando as interações gravitacionais que ocorrem entre as duas.

Descoberta em 1773 pelo astrônomo francês Charles Messier, a galáxia M51 pode ser observada na direção da constelação Canes Venatici, os Cães de Caça. Como está de frente para a Terra em nossa perspectiva de observação, ela é um ótimo objeto para estudos sobre a estrutura das galáxias.

Quando a M51 é observada diretamente com telescópios em solo, ela costuma ter aparência fraca e difusa. A nitidez da galáxia na foto veio da forma como a imagem foi feita: através de uma colaboração, vários astrofotógrafos usaram telescópios em diferentes lugares do mundo, somando mais de 10 dias de exposição.

A galáxia M51

Também chamada de Galáxia do Redemoinho, a M51 é uma galáxia do tipo espiral grand design, categoria que inclui aquelas com braços espirais proeminentes e bem definidos. Para alguns astrônomos, os braços da galáxia têm essa estrutura devido ao encontro com NGC 5195.

Esta galáxia está passando por trás da M51 e, apesar de ser menor, ela parece estar afetando a estrutura de sua vizinha. As interações gravitacionais entre as duas vem impulsionando a formação de estrelas ali.

Os braços da M51 são formados por faixas de estrelas e gás, acompanhados de poeira. Além da beleza, os braços dela são como fábricas de estrelas: no interior deles, o hidrogênio gasoso é comprimido e forma aglomerados de estrelas.

Fonte: APOD