Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Destaque da NASA: sonda OSIRIS-REx e Bennu são a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (21) foi tirada logo após o contato da sonda OSIRIS-REx com o asteroide Bennu, ocorrido em 2020

21 set 2023 - 15h14
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (21) mostra o momento em que a sonda OSIRIS-REx tocou a superfície do asteroide 101955 Bennu para coletar amostras, em 2020. Quase três anos depois, o material está prestes a chegar à Terra.

Foto: OSIRIS-REx, University of Arizona, NASA / Canaltech

A coleta das amostras foi feita por meio do evento TAG, sigla de Touch-And-Go. Basicamente, o procedimento consiste em tocar a superfície do asteroide, coletar as amostras e voltar ao espaço em poucos segundos — e, claro, tudo isso na velocidade e inclinação corretas para evitar uma colisão da nave com a rocha espacial.

Sequência de fotos tiradas durante a coleta de amostras do asteroide Bennu (Imagem: Reprodução/OSIRIS-REx, University of Arizona, NASA, Goddard Scientific Visualization Studio)
Sequência de fotos tiradas durante a coleta de amostras do asteroide Bennu (Imagem: Reprodução/OSIRIS-REx, University of Arizona, NASA, Goddard Scientific Visualization Studio)
Foto: Canaltech

A animação acima mostra diferentes etapas do processo, começando pelo contato da nave com a superfície do asteroide. Um segundo depois, ela acionou um jato de nitrogênio gasoso, necessário para liberar o regolito do asteroide em direção ao seu componente de coleta de amostras.

Em 2021, a sonda deixou o asteroide e iniciou sua viagem de volta à Terra. Neste domingo (24), ela vai aproveitar um sobrevoo pela Terra para liberar a cápsula com as amostras. O componente vai pousar no deserto de Utah, nos Estados Unidos.

A missão OSIRIS-REx

Lançada em setembro de 2016, a missão OSIRIS-REx (sigla de Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security, Regolith Explorer) foi lançada em dezembro de 2016. Já em 2018, a sonda entrou em órbita ao redor de Bennu, se preparando para a coleta das amostras.

Como mencionamos acima, o procedimento deu certo e veio acompanhado de várias surpresas — uma delas, inclusive, está relacionada à estrutura do asteroide. A coleta mostrou que o Bennu tem estrutura tão desagrupada que, se a sonda não tivesse acionado seus propulsores logo em seguida, provavelmente teria afundado em sua estrutura.

Não pense que o trabalho da OSIRIS-REx se encerra com a liberação da cápsula com as amostras nos próximos dias. Após deixar o precioso contêiner, ela vai seguir em sua missão estendida, que vai levá-la até o asteroide Apophis. A nave deve alcançá-lo em 2029.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade