Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Destaque da NASA: Vênus e a Lua estão na foto astronômica do dia

Nesta sexta-feira (15), a foto astronômica destacada pela NASA traz a Lua e Vênus fotografados do interior de um avião que seguia rumo à cidade do México

15 set 2023 - 17h38
(atualizado às 21h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Vênus e a Lua brilham juntos na foto astronômica destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta sexta-feira (15). O registro foi capturado antes do amanhecer, a bordo de um avião que seguia rumo à cidade do México.

No momento, o planeta pode ser observado no céu a partir das 3h40, no horário de Brasília, e permanece visível até o Sol nascer. Caso você não consiga observá-lo, pode conferi-lo na foto abaixo:

Vênus e a Lua fotografados do interior de um avião (Imagem: Reprodução/Luis Miguel Meade Rodríguez)
Vênus e a Lua fotografados do interior de um avião (Imagem: Reprodução/Luis Miguel Meade Rodríguez)
Foto: Canaltech

Na imagem, Vênus é o ponto brilhante no canto superior direito; no lado esquerdo, perto do centro da imagem, está a Lua na fase crescente. Os astros estão acompanhados por montanhas e nuvens, brilhantes no céu que começa a ficar iluminado.

Vale a pena continuar de olho no céu. No sábado (16), a Lua vai se juntar a Marte em uma conjunção. Durante o fenômeno, os astros vão estar separados por uma distância equivalente a metade da circunferência lunar.

O planeta Vênus

Considerado o segundo objeto mais brilhante do céu noturno, Vênus é o segundo planeta em relação ao Sol. Ele também é conhecido pelo apelido "gêmeo da Terra", porque seu tamanho e densidade são parecidos com aqueles do nosso planeta.

Entretanto, as semelhanças acabam por aí. Vênus tem atmosfera espessa e tóxica de dióxido de carbono, e está o tempo todo coberto por nuvens de ácido sulfúrico. Elas têm calor e causam um efeito estufa que rendeu a Vênus o título de planeta mais quente do nosso sistema.

As temperaturas por lá passam de 400 ºC, sendo altas o suficiente para derreter chumbo. Para completar, a pressão na superfície de Vênus é 90 vezes maior que aquela na Terra, sendo comparável à pressão a 1,6 km de profundidade no oceano.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade