Dois cometas passarão perto da Terra em intervalo de 1 dia
Dois cometas passarão perto da Terra no início desta semana, proporcionando um raro espetáculo. Segundo a agência aeroespacial americana, a Nasa, é possível que sejam dois cometas "gêmeos", que eram parte de um cometa maior.
O cometa conhecido como 252P/LINEAR, de cerca de 230 metros de diâmetro, passará perto do planeta nesta segunda-feira, a uma distância de 5,2 milhões de quilômetros.
Na terça-feira será a vez do P/2016 BA14, descoberto em janeiro, que fará trajetória semelhante ao anterior, mas que passará a 3,5 milhões de quilômetros da Terra.
O P/2016 BA14 será o terceiro cometa a chegar mais perto do planeta de que se tem notícia. Os outros dois passaram perto da Terra em 1770 e em 1983.
"O cometa P/2016 BA14 possivelmente é um fragmento de 252P/LINEAR. Os dois podem ter uma ligação porque suas órbitas são notavelmente parecidas", afirmou o cientista Paul Chodash, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, nos Estados Unidos.
As trajetórias relativamente próximas à Terra não representam qualquer perigo, assegurou Chodash. Apesar de passarem perto, eles poderão ser vistos apenas com telescópios de alta performance por serem muito pequenos.