Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Duas estrelas em colisão produzem moléculas orgânicas, essenciais à vida

Duas estrelas "bebês" em um disco de gás e poeira estão criando condições favoráveis para a formação de moléculas orgânicas

5 jan 2023 - 20h58
(atualizado em 6/1/2023 às 11h43)

Duas proto-estrelas "gêmeas" estão produzindo moléculas orgânicas enquanto orbitam um centro de gravidade em comum. O processo pode, futuramente, formar blocos de construção da vida.

Os astrônomos encontraram o sistema estelar binário nos primeiros estágios de formação, envolto a um disco de gás e poeira. A imagem foi obtida em sinais de rádio com o observatório Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chile.

Próximos às estrelas bebês, chamadas IRAS 16293-2422 A, existem três aglomerados de poeira aquecida pela dinâmica das órbitas do sistema. Em um estudo recente, María José Maureira e seus colegas mostram que estas regiões são aquecidas pelas protoestrelas e por ondas de choque.

As tais ondas de choque são semelhantes àquelas produzidas por um avião em velocidade supersônica e ajudam a enriquecer o gás do disco com moléculas mais complexas. Isso ocorre devido à colisão das estrelas com a poeira circuncidante.

Separadas por apenas 54 unidades astronômicas (pouco mais que a distância entre o Sol e Plutão), as estrelas exercem grande influência gravitacional uma à outra. As simulações sugerem que essa interação orbital pode produzir ondas de choque poderosas e rápidas no disco de gás e poeira no qual elas "nadam".

Foto: ESO/L. Calçada / Canaltech

Além disso, o sistema IRAS 16293-2422 A ainda está se alimentado do material do disco, arremessando também parte do gás e poeira para longe, formando ainda mais ondas de choque no disco.

Quanto mais as ondas de choque passam pela nuvem do disco, mais o gás se comprime e se aquece. O resultado é a criação das condições necessárias para a formação de moléculas orgânicas, como o ácido isociânico — a combinação mais simples possível de hidrogênio, nitrogênio, carbono e oxigênio.

Isso significa que o sistema binário, antes mesmo de formar planetas ao redor das estrelas, já está "semeando" seu ambiente com moléculas fundamentais para a vida. Além disso, os pesquisadores disseram que as altas temperaturas nas ondas de choque "podem alterar como as partículas de poeira se unem, alterando o quão cedo pode ocorrer a formação de núcleos planetários".

O estudo foi publicado no Astrophysical Journal Letters.

Fonte: ESO