Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entrevista do "pai" da teoria do Big Bang foi encontrada após 59 anos

A única entrevista em vídeo conhecida com o físico Georges Lemaître foi encontrada. Até então, somente um pequeno trecho da conversa estava disponível

3 fev 2023 - 17h34
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O vídeo completo de uma entrevista concedida por Georges Lemaître, físico belga considerado o "pai" da teoria do Big Bang, foi redescoberto. A gravação original foi transmitida em 1964 e apenas um trecho de dois minutos foi preservado, enquanto o restante foi considerado perdido. Agora, a entrevista completa foi encontrada nos arquivos da emissora Vlaamse Radio- en Televisieomroeporganisatie (VRT).

Foto: VRT / Canaltech

Foi em dezembro de 2022 que a emissora nacional da Bélgica divulgou o material completo após encontrá-lo nos arquivos. O vídeo foi perdido porque, além de ter sido colocado na categoria errada, o nome de Lemaître estava escrito de forma incorreta. Na entrevista, Lemaître aparece discutindo suas ideias com o jornalista Jérôme Verhaeghe.

Durante a conversa, Lemaître fala em francês, mas legendas estão escritas em flamengo — e, pensando em tornar a conversa acessível a um público mais amplo, uma equipe de pesquisadores traduziu a conversa para o inglês e a disponibilizou no repositório arXiv.

A pergunta inicial não foi gravada, mas provavelmente foi feita por Verhaeghe. Ao longo da entrevista, o físico discute o início do universo e a "hipótese do átomo primordial" que, em linhas gerais, descreve a ideia de que o universo se expandiu a partir de um único ponto. O conceito foi proposto por Lemaître em 1931 e evoluiu para a teoria do Big Bang.

Quem foi Georges Lemaître

Nascido em 1894, foi professor de física na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e padre católico praticante. Em 1927, ele se tornou o primeiro a propor a expansão do universo sinalizada pelas galáxias se distanciando da Terra, algo confirmado por observações posteriores do astrônomo Edwin Hubble.

"De todas as pessoas que desenvolveram a base da cosmologia com a qual trabalhamos agora, há pouquíssimas gravações sobre como elas falaram de seu trabalho", disse Satya Gontcho A Gontcho, cientista do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. "Ouvir as frases e como as coisas foram discutidas é como voltar no tempo".

Fonte: Berkeley Lab, arXiv

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade