Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guitarrista do Queen publica nesta semana atlas sobre asteroide Bennu

O astrofísico e guitarrista Brian May vai publicar um atlas sobre o asteroide Bennu em parceria com Dante Lauretta, investigador principal da missão OSIRIS-REx

24 jul 2023 - 19h44
(atualizado em 25/7/2023 às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Brian May, guitarrista e astrofísico, vai publicar nesta quinta-feira (27) o que promete se tornar o primeiro e mais completo atlas já feito sobre um asteroide. Produzido junto com Dante Lauretta, especialista em ciência planetária e investigador principal da missão OSIRIS-REx, o livro vai ter foco no asteroide Bennu.

A obra é chamada Bennu 3-D: Anatomy of an Asteroid ("Bennu 3D: Anatomia de um Asteroide", em tradução livre). "Nosso objetivo foi entregar este retrato extraordinário em um formato que seja igualmente compreensível e interessante para cientistas e não-cientistas", descreveu May.

Para isso, a publicação conta com imagens e dados coletados pela OSIRIS-REx, conduzida pela NASA em parceria com a Universidade do Arizona. Ela foi lançada em 2016, mas foi somente em 2020 que a sonda chegou à rocha espacial para coletar amostras de sua superfície.

Foto: NASA/Goddard/University of Arizona / Canaltech

No prefácio da publicação, Lauretta recorda como foi seu primeiro encontro com May, ocorrido em 2016. "Conforme a missão OSIRIS-REx progrediu, não pude evitar compartilhar alguns dos mais recentes desdobramentos com ele [May]", descreveu o cientista.

O astrofísico demonstrou grande interesse na missão e em seus objetivos científicos, e foi convidado por Lauretta para participar dela. Junto de Claudia Manzoni, outra colaboradora da OSIRIS-REx, Brian May criou imagens estéreo a partir das fotos originais, tiradas pelas câmeras da nave.

Além de ser o primeiro atlas já feito sobre um asteroide, o livro vai apresentar também imagens espectroscópicas em 3D do Bennu, junto de mapas e ilustrações. Os leitores vão receber um estereoscópio projetado por May, dispositivo que vai ajudá-los a observar as imagens em três dimensões.

Fonte: The Guardian

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade