Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intuitive Machines adia lançamento de primeira missão lunar

A Intuitive Machines revelou que o lançamento da missão IM-1, que levará um lander comercial à Lua, não deve acontecer antes do terceiro trimestre deste ano

12 mai 2023 - 19h12
(atualizado em 13/5/2023 às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Vai demorar mais um pouco para a Intuitive Machines tentar pousar seu lander na Lua. Em uma reunião de resultados realizada na quinta (11), Steve Altemus, diretor executivo da empresa, disse que o lander Nova-C vai ficar pronto para ir à plataforma e iniciar os preparativos para o lançamento somente em meados do terceiro trimestre.

Em fevereiro, a empresa revelou que planejava enviar em junho seu lander para Malapert A, uma cratera perto do polo sul lunar; a data indicava um adiamento em relação ao cronograma original, que sugeria que o pouso, por meio da missão IM-1, aconteceria em março.

Agora, em sua nova fala, o diretor reconheceu que a nova data está diferente das expectativas originais, e destacou ainda que a nova proposta pode afetar o planejamento da missão seguinte.

Foto: Intuitive Machines / Canaltech

Segundo Altemus, a empresa fez progressos significativos nos testes do lander nos últimos meses, mas observou que ainda há testes funcionais pela frente. Ele não detalhou o que vai ser feito durante estes procedimentos, e também não revelou o cronograma para levar o lander a Cabo Canaveral, na Flórida, para o lançamento com o foguete Falcon 9, da SpaceX.

Quando for lançada, a IM-1 vai levar diferentes experimentos científicos através de um contrato do programa Commercial Lunar Payload Services, fechado com a NASA em 2019. De acordo com a empresa, o lander será enviado à cratera como uma forma de apoiar o programa Artemis e, se tudo der certo, pode transformar a Intuitive Machines na primeira empresa privada a realizar um pouso na Lua.

Futuramente, a empresa planeja lançar a missão IM-2 rumo ao polo sul do nosso satélite natural, levando o lander e o robô Micro Nova Hopper. Ele vai ter recursos para se deslocar saltando pela superfície lunar, e vai poder entrar em áreas nas sombras da Lua, com gelo permanente, e sair delas. A Intuitive Machines planejava lançar esta missão no fim de 2023, mas com as mudanças de cronograma da IM-1, pode ser necessário planejar as datas novamente.

Fonte: SpaceNews

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade