Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais galáxias de anel polar podem ter sido encontradas

Dados de um radiotelescópio revelaram anéis ao redor das galáxias NGC 4632 e NGC 6156, o que sugere que elas sejam do tipo anel polar

14 set 2023 - 21h02
(atualizado em 15/9/2023 às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas novas galáxias de anel polar parecem ter sido encontradas. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de astrônomos, e sugere que as galáxias deste tipo sejam mais comuns do que pensávamos até então.

Foto: Domínio público / Canaltech

Como o nome indica, as galáxias deste tipo são cercadas por anéis de gás e estrelas inclinados 90º em relação aos seus discos. É possível que estes anéis tenham sido formados quando a galáxia maior consumiu uma menor, e sua gravidade arrancou matéria da outra envolvida no encontro.

Observações na luz visível mostraram tais anéis em apenas 0,5% das galáxias lenticulares próximas — daí a surpresa dos autores ao encontrar os anéis nas galáxias NGC 4632 e NGC 6156, localizadas a 56 milhões e 150 milhões de anos-luz da Terra, respectivamente.

Galáxia de anel polar NGC 4632 (Imagem: Reprodução/Jayanne English (U. Manitoba), Nathan Deg (Queen's U.) & WALLABY Survey, CSIRO / ASKAP, NAOJ / Subaru Telescope)
Galáxia de anel polar NGC 4632 (Imagem: Reprodução/Jayanne English (U. Manitoba), Nathan Deg (Queen's U.) & WALLABY Survey, CSIRO / ASKAP, NAOJ / Subaru Telescope)
Foto: Canaltech

Jayanne English, membro da equipe, usou dados da luz visível e infravermelha obtidos pelo telescópio Subaru para analisar os discos delas. Depois, com o radiotelescópio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP), os autores analisaram a distribuição de gás em meio milhão de galáxias.

Foi assim que eles descobriram os anéis que, pela primeira vez, foram observados com o ASKAP, que revelou a luz vinda do hidrogênio frio. As cores na imagem representa os movimentos orbitais do gás, representando também a matéria gasosa se movendo em direção à Terra.

Nos próximos passos, os autores querem confirmar se as galáxias são realmente do tipo anel polar. Para isso, eles vão usar diferentes instrumentos para estudá-las, como o radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society; Via: Queen's University

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade