Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mapa mostra Marte pelos "olhos" de sonda orbital árabe

Novo mapa de Marte foi produzido com mais de 3 mil imagens da sonda Hope e revela calotas polares, montanhas, vulcões inativos e vestígios de rios

3 abr 2023 - 19h18
(atualizado em 4/4/2023 às 00h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo mapa de alta resolução mostra Marte com detalhes incríveis. Ele foi produzido por cientistas da New York University Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que trabalharam com os dados obtidos da sonda orbital Hope.

Foto: NYU Abu Dhabi / Canaltech

O mapa foi produzido com mais de três mil observações capturadas pelo instrumento Emirates Exploration Imager (EXI), um sistema de imagens de última geração que faz parte da sonda. As milhares de fotos representam um ano de observações em Marte (algo próximo de dois anos na Terra) e foram unidas no mapa pelo cientista Dimitra Atri.

O resultado é um mapa amplo, que mostra regiões e características de Marte em alta resolução. Nele, é possível observar calotas polares, montanhas, vulcões inativos, vestígios de antigos rios, lagos, vales e crateras de impacto. Além de serem fascinantes, esses detalhes podem ajudar os cientistas a desvendar o mistério por trás dos processos que transformaram Marte em um mundo frio e árido, como vemos hoje.

Em comunicado, Atri destacou que o mapa levou os Emirados o mundo árabe um passo mais próximo de alcançar a missão global do país, de oferecer uma imagem completa do clima marciano. "Mais de 30 outras naves conseguiram apenas uma imagem do clima de Marte, enquanto a Hope vai acompanhar as mudanças sazonais ao longo de um ano", revelou.

A Hope é a primeira missão interplanetária dos Emirados Árabes Unidos. Ela foi lançada em julho de 2020 e entrou na órbita marciana em fevereiro de 2021, movendo-se em uma trajetória elíptica ao redor de Marte que a leva para mais longe que qualquer outra nave. "Esta posição estratégica está ajudando os pesquisadores a criar uma imagem global do planeta", destacou.

Fonte: NYUAD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade