Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Missão que trará rochas de Marte pode ser afetada por corte no orçamento

Comitê dos EUA propôs um corte de meio bilhão de dólares no orçamento da missão Mars Sample Return. A NASA precisa apresentar um novo orçamento em até 180 dias

24 jul 2023 - 13h26
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova proposta orçamentária pode afetar a campanha Mars Sample Return. O Comitê de Apropriações da Câmara dos Estados Unidos revelou as recomendações para o próximo ano fiscal, após avaliar o projeto de lei que reserva fundos para a NASA e outras agências governamentais. O resultado foi a proposta de um corte orçamentário de mais de meio bilhão de dólares.

Apesar de garantir recursos para o programa Artemis e outras iniciativas, o novo projeto de lei inclui um corte significativo para os projetos de ciência planetária. Isso inclui a campanha, conduzida através de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia, para trazer à Terra as amostras de Marte coletadas pelo rover Perseverance.

Para isso, vão ser necessários um módulo de pouso, helicópteros semelhantes ao Ingenuity, um veículo de ascensão e mais. Se tudo der certo e o material chegar ao nosso planeta, os cientistas podem usar equipamentos sofisticados em laboratório (e mais poderosos que aqueles dos rovers que exploram Marte) para estudá-las e buscar as respostas de grandes perguntas sobre o Planeta Vermelho.

Foto: NASA/JPL-Caltech / Canaltech

A missão é ambiciosa e, além dos grandes atrasos que sofreu, seus custos vêm crescendo. Por isso, o relatório do Comitê apontou preocupação com a possibilidade de que a campanha seja uma prioridade maior do que outras da NASA, que seriam mais críticas.

Após a promulgação do projeto, a agência espacial norte-americana vai ter 180 dias para apresentar um novo orçamento de até US$ 5,3 biihões, propostos no Levantamento de Ciência Planetária da Década, publicado em 2022. Se a NASA perder o prazo ou não conseguir reduzir suficientemente os custos, existe a possibilidade de a campanha acabar cancelada.

Caso isso aconteça, o Comitê trouxe sugestões de programas que poderiam receber os recursos financeiros da missão, como o programa lunar Artemis, a missão Dragonfly rumo à lua Titã ou até alguma nova missão com destino a Urano.

Fonte: Via: Space.com

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade