Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Missão que vai levar ao espaço cinzas do elenco de Star Trek é adiada

O primeiro voo do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, foi adiado para janeiro. A decisão foi tomada após um teste não trazer resultados esperados

15 dez 2023 - 12h27
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda vai demorar mais um pouco até o foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA), voar pela primeira vez. O veículo seria lançado durante a véspera de Natal, mas a empresa precisou mudar de planos após realizar o ensaio molhado do foguete, que não ocorreu como o planejado.

Foto: ULA / Canaltech

O ensaio molhado (ou WDR, na sigla em inglês) é um teste em que o foguete é abastecido com propelente e passa por quase todas as etapas do lançamento, sem seus propulsores serem acionados. Tory Bruno, CEO da empresa, explicou em uma publicação no X (antrigo Twitter), que o WDR demorou demais e não foi finalizado.

Segundo ele, o foguete teve uma boa performance, mas houve problemas em solo não especificados e que eram de rotina. "Eu gostaria de um WDR completo antes do nosso primeiro voo, então [o lançamento durante a] noite de Natal está provavelmente descartado", disse. Antes, o voo do Vulcan estava programado para acontecer às 3h49 de 24 de dezembro.

Bruno acrescentou que a próxima janela para o lançamento se abre em 8 de janeiro e vai ter duração de quatro dias. Cada uma destas oportunidades representa uma janela de lançamento instantânea para o lander Peregrine, da Astrobotic, que vai tentar realizar o primeiro pouso comercial na Lua.

Primeiro estágio do foguete Vulcan Centaur (Imagem: Reprodução/United Launch Alliance)
Primeiro estágio do foguete Vulcan Centaur (Imagem: Reprodução/United Launch Alliance)
Foto: Canaltech

Após o lançamento, o Peregrine vai seguir em uma jornada de 33 dias, no máximo, rumo ano nosso satélite natural. Depois, ele deve passar de 4 a 25 dias na órbita lunar, se posicionando para descer à Sinus Viscositatis, a Baía da Viscosidade. A formação fica a nordeste do local de pouso da Apollo 12, em 1969.

Além do Peregrine, o foguete vai levar também uma carga útil da Celestis, empresa que realiza memoriais no espaço. Desta vez, a carga contém amostras das cinzas da atriz Nichelle Nichols e de outros membros do elenco original da franquia Star Trek.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade