Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre James McDivitt, astronauta que comandou a missão Apollo 9

James "Jim" McDivitt comandou a missão Gemini 4, marcada pelo primeiro spacewalk de um astronauta dos EUA, e a missão Apollo 9. Ele morreu aos 93 anos

19 out 2022 - 18h01
(atualizado às 20h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu no dia 13 de outubro o ex-astronauta da NASA James Alton McDivitt, aos 93 anos. Durante sua carreira na agência espacial norte-americana, McDivitt serviu como o comandante da missão Gemini 4, marcada pela primeira caminhada espacial já realizada por um astronauta da NASA, e comandou também a missão Apollo 9.

"Jim", como era chamado, nasceu em 10 de junho de 1929, e iniciou os estudos no Kalamazoo Central High School, no Michigan. Ele planejava se tornar escritor ou explorador, e se juntou à Força Aérea apenas um ano após o início da Guerra da Coreia, em junho de 1950. Sete anos após o início do conflito, ele ingressou na Universidade do Michigan, onde se tornou bacharel em engenharia aeronáutica.

Foto: NASA / Canaltech

Ainda naquela década, ele treinou na Escola de Pilotos de Testes da Força Aérea, e somou mais de 5 mil horas de voo durante a carreira de piloto. Já em setembro de 1962, McDivitt foi um dos selecionados da segunda classe de astronautas da NASA — além dele, o grupo incluía também Ed White, Neil Armstrong e Jim Lovell.

Carreira de James McDivitt na NASA

A missão Gemini 4, lançada em junho de 1965, levou McDivitt ao espaço pela primeira vez. Ele estava acompanhado de Ed White, amigo dos tempos na Força Aérea, e comandou a missão que tinha o objetivo de superar a marca de cinco dias no espaço, estabelecida pelo cosmonauta Valeri Bykovsky em junho de 1963.

Originalmente, a missão deveria ter durado sete dias, mas foi necessário reduzi-la para apenas quatro em função de problemas nas células geradoras de energia para a nave. Mesmo assim, White fez história ao se tornar o primeiro norte-americano a se aventurar para fora de sua nave em um spacewalk. A atividade extraveicular durou cerca de 20 minutos, e a missão dobrou o tempo total que astronautas dos Estados Unidos passaram no espaço.

Já a missão Apollo 9 marcou o segundo voo espacial de McDivitt. Lançada em 3 de março de 1969, McDivitt serviu como comandante da missão, junto de David Scott e Russell Schweickart, piloto do módulo de comando e piloto do módulo lunar, respectivamente. Após o lançamento, a nave entrou na órbita da Terra e os tripulantes testaram o Módulo de Comando e Serviço junto do Módulo Lunar Apollo, sistema que, depois, foi usado para levar os primeiros homens à Lua.

McDivitt já havia sinalizado que queria deixar o grupo de astronautas na NASA, e assim o fez: em 1969, ele se tornou gerente do Escritório de Naves do Programa Apollo, e cuidou do planejamento e execução das missões Apollo 12 até 16. McDivitt deixou a NASA em 1972 para assumir o cargo de vice-presidente executivo na Consumers Power Company, e em 1981, tornou- se vice-presidente da Rockwell International Corporation.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade