Nasa detalha plano para rebocar asteroide até a Lua
A iniciativa prevê que uma nave robô capture o asteroide e o puxe na direção da Terra, deixando-o em uma órbita estável ao redor da Lua
A Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) detalhou nesta semana o plano para capturar um pequeno asteroide e puxá-lo para a órbita da Lua, como parte de um projeto de longo prazo de estabelecer postos tripulados permanentes no espaço.
A iniciativa prevê que uma nave robô capture o asteroide e o puxe na direção da Terra, deixando-o em uma órbita estável ao redor da Lua, perto o suficiente para que os astronautas possam ir em sua direção e estudar melhor as características dos asteroides.
Um plano similar foi inicialmente proposto em 2012 por especialistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), e o grupo, juntamente com outros altos cientistas de campo, prepararam desde então um estudo detalhado sobre a possibilidade de execução do projeto.
Segundo análises de especialistas, o objetivo do presidente americano Barack Obama de enviar uma missão tripulada para um asteroide próximo à Terra até 2025 é impossível, em vista dos atuais e projetados níveis de financiamento da Nasa. Mas usar um veículo não tripulado para trazer um asteroide de 500 toneladas para perto de casa mudaria o jogo e levaria os seres humanos a um asteroide até 2021, quatro anos antes do prazo final.
Segundo a Nasa, o plano ainda deve tornar possível a meta de enviar seres humanos a Marte até 2030. A iniciativa também busca ajudar a defender a Terra caso algum asteroide entre em rota de colisão com o nosso planeta.