Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

NASA escolhe Blue Origin para criar lander lunar da missão Artemis V

A equipe da Blue Origin foi escolhida para desenvolver o lander lunar Blue Moon, que vai ser usado para pousar os astronautas da missão Artemis V na Lua

19 mai 2023 - 14h25
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe liderada pela Blue Origin foi escolhida pela NASA para desenvolver seu lander lunar para a missão Artemis V, que tem lançamento programado para acontecer 2029. A novidade foi revelada pela agência espacial nesta sexta (19).

Foto: Blue Origin / Canaltech

Através do novo contrato, a Blue Origin receberá US$ 3,4 bilhões para projetar, desenvolver e testar seu lander Blue Moon; o valor inclui também uma demonstração não tripulada antes de a Artemis V ser lançada. O projeto deve estar de acordo com requisitos apresentados pela agência espacial para expedições tripuladas na superfície lunar.

Apesar de o desenvolvimento do Blue Moon ser liderado pela empresa de

Jeff Bezos

, a Blue Origin não vai estar sozinha na empreitada, e vai trabalhar em parceria com a Lockheed Martin,

Boeing

, Draper, Astrobotic e Honeybee Robotics.

Quando for lançada, a missão Artemis V vai levar quatro astronautas à órbita da Lua a bordo da nave Orion. Ela vai se acoplar à futura estação espacial Gateway e, por lá, dois astronautas vão seguir para o módulo de pouso Blue Moon, que vai levá-los à superfície lunar. Eles devem passar cerca de uma semana no polo sul do nosso satélite natural, trabalhando em atividades científicas e de exploração.

A seleção da Blue Origin ocorre após a NASA escolher em 2021 a SpaceX para o desenvolvimento do primeiro lander lunar do programa Artemis. Na época, a agência espacial planejava seguir com as propostas de duas empresas diferentes, mas restrições orçamentárias fizeram com que, no fim, apenas uma fosse escolhida. Após a decisão da NASA, a Blue Origin entrou com um processo, argumentando que a negociação com a SpaceX foi injusta e que o processo seletivo deveria ter sido alterado.

Fonte: NASA, Blue Origin

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade