Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa lança "disco voador" para testar aterrissagem em Marte

Balão de gás hélio tem altura de um prédio de 98 andares

8 jun 2015 - 16h53
(atualizado às 17h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem artística do Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD, na sigla em inglês), na Nasa, projetado para testar sistema de aterrissagem em futuras missões em Marte.
Imagem artística do Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD, na sigla em inglês), na Nasa, projetado para testar sistema de aterrissagem em futuras missões em Marte.
Foto: NASA / Reuters

Um balão de gás hélio decolou de uma base aérea no Havaí nesta segunda-feira carregando um sistema de aterrissagem experimental para Marte com o formato de um disco voador que passará por um teste pela segunda vez, mostrou uma TV da Nasa.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Com a altura de um prédio de 98 andares, balão, paraquedas e cabos do veículo de teste da Nasa decolaram às 14h43 (hora de Brasília) da base em Kauai, Havaí.

O balão deve levar três horas para alcançar uma altitude de 36.576 metros, quando a nave em forma de disco voador, o Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD, na sigla em inglês), vai se separar para realizar seu voo de teste.

Um sólido motor de foguete dará a ignição para que o LDSD alcance 54.864 metros, cinco vezes a altura de aviões comerciais, e movendo-se a cerca de 4.828 km/h, quatro vezes a velocidade do som.

A velocidade e a altitude a ser alcançados pretendem simular as condições enfrentadas por uma espaçonave ao mergulhar na fina atmosfera de Marte. A Nasa quer desenvolver sistemas de aterrissagem para veículos pesados e, eventualmente, hábitats humanos em Marte.

A Nasa testou o sistema no ano passado, mas houve problemas com o paraquedas.

Nasa testa maior foguete da História:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade