Marte tinha ao menos metade do hemisfério norte coberto de água, com um oceano que chegava a mais de 1,5 quilômetros de profundidade, segundo revelou a Agência Espacial americana. As informações são do The Independent.
Os pesquisadores afirmaram que o Planeta Vermelho tinha mais água, há 4,3 bilhões de anos, do que a Terra possui recentemente, tendo perdido uma quantidade gigante do recurso para o espaço.
“Nosso estudo fornece uma estimativa sólida de quanta água Marte já teve, por determinar o quanto de água foi perdida para o espaço”, explica Geronimo Villanueva, um cientista do Goddard Space Flight Center da Nasa, em Greenbelt, Maryland, e principal autor da pesquisa. “Com esse trabalho, podemos entender melhor a história da água em Marte”, afirmou.
Campus Party 2015 vai a Marte; brasileiros se candidatam:
Os novos dados muda a ideia de que Marte é um planeta inabitável e desértico, já que a presença do recurso pode mostrar um lugar ideal à vida há bilhões de anos. Há 10 anos, os cientistas começaram a pesquisar a possibilidade de água na superfície marciana, mas sempre foi considerada uma quantia muito menor do que a encontrada no estudo.
Os cientistas foram capazes de estimar a quantidade de água perdida para o espaço com a observação por telescópio da European Southern Observatory.
A Opportunity encontrou esse conjunto de "mirtilo" na cratera Eagle e logo analisou a composição com seus espectrômetros. Ricas do mineral hematita, essas esferas estão inseridas nas rochas marcianas como frutas em um bolo. Hipóteses sobre sua formação contribuíram para a descoberta da existência passada de água na superfície do Planeta Vermelho e indicam a existência de vida microbiana em algum momento.
Foto: AP
Montagem com fotos da Nasa mostram a superfície de Marte. Cientistas estão intrigados sobre como uma pedra apareceu misteriosamente numa foto enviada de Marte pela sonda Opportunity.
Foto: NASA / Reuters
Imagem à esquerda mostra a rocha. Dias antes, na fotografia da direita, o objeto não aparecia. Um americano pediu na Justiça que a Nasa investigue o objeto.
Foto: Nasa / Divulgação
Impressão artística mostra como seria um exoplaneta coberto de nuvens.
Foto: Space Telescope Science Institute/Nasa / Divulgação
Experimento para produzir cerveja no espaço, idealizado por um garoto de 11 anos, foi lançado para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Foto: Nasa / Reprodução
Com o uso do telescópio Herschel, astrônomos observaram duas fontes de vapor em Ceres.
Foto: IMCCE-Observatoire de Paris / CNRS / Y.Gominet, B. Carry / Divulgação
Uma falha pode ter dado fim à sonda Yutu, da China, na Lua.
Foto: AP
Uma supernova foi descoberta em galáxia próxima à Via Láctea. Pode ser a explosão estelar mais brilhante das últimas décadas.