Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa planeja expandir estação espacial com módulo inflável

16 jan 2013 - 19h50
(atualizado às 19h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa, agência espacial americana, informou que pretende adicionar um módulo inflável à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) como forma de testar a expansão da moradia de astronautas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela administradora da Nasa, Lori Garver, em conjunto com a empresa Bigelow Aerospace, com a qual foi assinado um contrato de US$ 17,8 milhões. O módulo extra deve chegar à estação em 2015 para uma demonstração planejada para durar dois anos.

Nasa e a empresa privada Bigelow anunciaram teste de expansão de refúgios humanos no espaço
Nasa e a empresa privada Bigelow anunciaram teste de expansão de refúgios humanos no espaço
Foto: Nasa / Divulgação

"Hoje estamos demonstrando progresso em uma tecnologia que vai gerar avanços para os voos espaciais humanos de longa duração", afirmou a diretora. "O Bigelow Expandable Activity Module (Beam) vai mostrar os benefícios dessa tecnologia de habitat espacial para empreendimentos comerciais e exploratórios futuros", escreveu a Nasa em um comunicado.

O Beam deve ser lançado junto com a oitava missão de reabastecimento no espaço da empresa americana SpaceX, também contratada pela Nasa. Quando o módulo inflável chegar à estação espacial, os astronautas vão utilizar um braço robótico para instalá-lo. A equipe ficará então responsável por ativar o sistema de pressurização de forma a expandir a estrutura ao seu tamanho total usando ar armazenado dentro do módulo. A Nasa não deu informações específicas sobre a tecnologia por trás do módulo, que promete garantir mais espaço e maior área de trabalho aos astronautas.

Durante os dois anos do período de testes, habitantes da Estação Espacial Internacional e engenheiros da Nasa na Terra vão recolher informações sobre o módulo, incluindo a integridade da estrutura e a taxa de vazamento. Uma variedade de instrumentos incorporados dentro do módulo deve fornecer informações importantes sobre a adaptação do módulo ao ambiente espacial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade