Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

NASA quer ter astronautas vivendo e trabalhando na Lua ainda nesta década

Um oficial da NASA afirmou que astronautas podem ficar na Lua durante longos períodos ainda nesta década. Eles vão precisar de habitats para missões científicas

22 nov 2022 - 14h10
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A NASA acredita que será possível ter pessoas vivendo e trabalhando na Lua ainda nesta década. A estimativa vem de Howard Hu, líder do programa da cápsula Orion, que comentou o lançamento da missão Artemis I durante uma entrevista realizada no domingo (20).

Após uma série de adiamentos, a NASA lançou a missão com o foguete Space Launch System. O veículo deixou a plataforma de lançamentos do Kennedy Space Center no dia 16, levando a cápsula Orion com destino à Lua. A nave não tem tripulantes a bordo, mas sim manequins, que vão coletar dados durante o voo.

Foto: Reprodução/NASA/Twitter / Canaltech

Hu descreveu que o lançamento da missão representa o primeiro passo para a exploração de longo prazo do espaço profundo não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo. "Estamos voltando para a Lua e estamos trabalhando para um programa sustentável", disse.

Ele observou que, se a missão Artemis I tiver sucesso, as demais serão tripuladas: a Artemis II, que tem lançamento estimado para 2024, levará astronautas para a órbita lunar, e a Artemis III realizará o primeiro pouso tripulado na Lua em mais de 50 anos, desde o fim do programa Apollo — e, desta vez, a missão levará a primeira astronauta mulher ao nosso satélite natural.

A Artemis III deverá pousar perto do polo sul lunar, onde os astronautas vão passar cerca de uma semana em nosso satélite natural em busca de água, recurso essencial tanto para a estadia na Lua quanto para o lançamento de futuras missões a Marte. "Vamos enviar pessoas à superfície lunar para viver por lá e conduzir ciência", destacou ele.

"Será muito importante aprendermos um pouco além da nossa órbita da Terra, para depois darmos um grande passo quando formos a Marte", explicou Hu. "As missões do programa Artemis vão nos permitir ter uma plataforma sustentável e um sistema de transportes, que vão nos ensinar como operar no espaço profundo", finalizou.

Fonte: BBC

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade